A Bancorbrás acredita que uma comunicação assertiva se faz com objetividade e transparência e por isso conta com uma empresa especializada para manter a mídia informada sobre as principais notícias do conglomerado.
Envolvimento com a marca, com a história, com a cultura, com os compromissos, metas e objetivos de cada cliente é parte essencial das estratégias da Profissionais do Texto para aproximá-los da sociedade ou de públicos de interesse direto.
Desde 2016 a Profissionais do Texto cuida diretamente da Produção de Conteúdo voltado para o serviço de Relacionamento com a Mídia das empresas Bancorbrás, que atuam nos segmentos de Turismo, Consórcios e Seguros. O serviço é orientado pelo Departamento de Marketing e Publicidade e pela Diretoria.
O desafio da Profissionais do Texto é contribuir para consolidar a marca nas praças onde a Bancorbrás se destaca há décadas, bem como despertar o interesse de cidadãos de outras localidades em conhecer a marca, seus produtos, serviços e realizações.
Neste canal apresentamos algumas novidades por meio dos nossos releases e informações sobre os principais porta-vozes da Empresa.
O Brasil conta com cerca de 77 milhões de endividados. É o que mostra o “Mapa de Inadimplência e Negociações de Dívidas no Brasil”, produzido pela Serasa, com dados de maio. No sistema de consórcios esse número é baixo. Segundo informações do Banco Central, em dezembro de 2023, o índice de inadimplência era de 2,54%. A fim de contribuir ainda mais para a diminuição das taxas, o Consórcio Nacional Bancorbrás, em 2024, desenvolveu e implementou o Portal de Auto Negociação. Uma plataforma que permite aos consorciados regularizar suas pendências de forma autônoma, rápida e segura.
O portal chega como uma solução para os clientes que possuem algum tipo de problema pontual de inadimplência. O Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, José Climério Silva Souza, explica que na plataforma os consorciados podem negociar os débitos a qualquer hora do dia, sem intermediários e escolher a melhor forma de pagamento, como PIX e cartão de crédito, com a opção de parcelamento. “Dessa forma nós conseguimos personalizar as melhores condições, conforme às necessidades de cada um, sem comprometer a sua experiência no segmento de consórcio e garantindo a manutenção do patrimônio adquirido”.
Por meio de uma interface simples, intuitiva e moderna, o Portal de Auto Negociação permite o acesso à todas as informações do negócio de forma clara. O Diretor também aponta que além da comodidade, autonomia e transparência na negociação dos débitos, a
plataforma também trouxe para a empresa o fortalecimento do relacionamento com o cliente. “Esse se tornou um canal essencial para aprimorar a experiência do consumidor, oferecendo soluções flexíveis e alinhadas às suas demandas”.
Resultados positivos
Desde o início do implementação, cerca de 22% das cotas em risco de judicialização foram regularizadas por meio do parcelamento no cartão de crédito. “Dessa forma, evitou-se a retomada das garantias, assegurando a manutenção do patrimônio”, afirma José Climério. “Além disso, o Portal de Auto Negociação modernizou os processos internos da empresa e também trouxe avanços significativos para todo o sistema de consórcios, ao tornar a negociação mais acessível e eficiente. A solução fortalece a sustentabilidade do setor, promovendo um relacionamento mais transparente entre administradoras e consorciados”, finaliza.
Entre os dias 3 e 4 de junho, acontece o RH Summit 2025, em São Paulo. O evento, que reúne as maiores lideranças na área de recursos humanos do país, irá abordar temas relacionados à atração, retenção e desenvolvimento de talentos nas empresas. Entre os nomes confirmados na programação está Sérgio Garcia, Gerente Executivo de Gente e
Cultura do Grupo Bancorbrás, a empresa possui mais de 40 anos de experiência na área de turismo e, em 2024, lançou o Trib Pass, plataforma digital com benefícios flexíveis para viagens, que funciona como um programa de reconhecimento para os colaboradores e
também como forma de premiação nas empresas.
O Gerente participará de uma entrevista com o tema “Incentivos flexíveis – aliando benefício a performance”, no dia 3 de junho, às 14h. A conversa focará em como oferecer experiências diferenciadas, por meio de benefícios flexíveis como viagens, se tornam ferramentas estratégicas para impulsionar performance, motivação e fortalecer as relações interpessoais dentro das empresas. “O evento será uma ótima oportunidade para mostrar como transformar experiências pode ser uma poderosa estratégia de engajamento, retenção e resultados”, afirma Garcia.
Para apresentar a plataforma e tirar dúvidas, representantes do Trib Pas também estarão presentes nos dois dias do RH Summit.
O Grupo Bancorbrás, por meio da Bancorbrás Turismo, anuncia parceria com a empresa de turismo sustentável Vivalá. A aquisição é uma das estratégias de expansão de negócios da Bancorbrás, que vem acontecendo desde o segundo semestre de 2023. A companhia está avaliando outras iniciativas para expandir sua oferta de produtos e serviços em turismo. A expectativa é que haja um aumento de 5% nas vendas de pacotes de viagens das empresas.
Com a parceria, a Bancorbrás Turismo se torna uma das maiores operadoras de turismo sustentável do país. “Poderemos levar para os nossos mais de 120 mil clientes um novo olhar do turismo de base nos pilares econômico, social e ambiental”, afirma Claudio Roberto Nogueira, Diretor Executivo de Negócios e Marketing da Bancorbrás. “Nossos investimentos estão pautados em investimentos estratégicos que tenham conexão com nosso core business e que estejam conectados com nossos valores”.
A Vivalá desenvolveu um modelo de Turismo Sustentável que é representado, principalmente, por estruturação de expedições em Unidades de Conservação e Terras Indígenas brasileiras, visando a preservação da biodiversidade e beneficiando financeiramente as comunidades locais, valorizando a cultura de povos tradicionais e promovendo a sustentabilidade. “Trazemos, em parceria com a Vivalá, pacotes de experiência ligados à natureza, convivência com povos locais, turismo sustentável e ecológico”, aponta Claudio.
O investimento da Bancorbrás na Vivalá e o início de nossa parceria comercial juntos é extremamente estratégica para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil. Juntos, expandiremos nossa atuação geográfica para todo o país, aproximaremos milhares de pessoas de unidades de conservação e comunidades tradicionais, dando acesso a experiências únicas de ecoturismo, aventura e turismo de base comunitária através de nossa venda direta, clube e agências parceiras”, ressalta Daniel Cabrera, Cofundador e Diretor Executivo da Vivalá.
As equipes de venda da Bancorbrás estão passando por um treinamento exclusivo para a divulgação dos pacotes de viagem para destinos sustentáveis. Inicialmente, a empresa pretende dar mais ênfase aos produtos que já existe uma procura nos canais de atendimento ao cliente, como Chapada dos Veadeiros e Foz do Iguaçu. Ao longo do ano, mais locais serão incluídos no portfólio. “O objetivo é apoiar a ampliação dos destinos de experiências para o Turismo de Bases Comunitária, desenvolvimento de produtos voltados ao ecoturismo, volunturismo, grupos de incentivo para empresas, turismo pedagógico para crianças de baixa renda, estimular o ESG em outras empresas e institutos parceiros do nosso Instituto Bancorbrás”, comenta o executivo.
O diretor da empresa aponta que, além de aumentar o leque de ofertas para os clientes, a parceria com a Vivalá visa promover e desenvolver o turismo de sustentabilidade, de modo a trazer benefícios para as comunidades envolvidas. “Esse trabalho nasceu de uma prospecção do nosso Instituto Bancorbrás, que desenvolveu um programa para apoio para projetos que tivessem como foco o turismo sustentável. O foco inicial foi ampliar os destinos e comunidades beneficiadas. O número de unidades mais que dobrou desde o início da parceria”, afirma. “Agora, com a nossa expertise no turismo, poderemos agregar valor nas experiências oferecidas pela Vivalá, com insumos e acordos comerciais mais vantajosos para fomentar a formatação da experiência completa do cliente, além de promover um impacto social no desenvolvimento do Turismo de Base comunitária, beneficiando a preservação, sustentabilidade e a geração de renda para comunidade”.
Expansão do modelo de negócio
Com a parceria, a Bancorbrás Turismo optou por participar da rodada de captação que tinha como propósito ampliar o número de Unidades de Conservação de 23 para 42, com representatividade em todas as regiões do país, meta que deve ser superada ainda no primeiro semestre, bem como contribuir como um canal de distribuição e vendas dessas experiências.
Mulheres buscam o turismo sustentável
Pesquisa realizada pela Bancorbrás Turismo identificou que os destinos turísticos sustentáveis são procurados em sua maioria, por mulheres, entre 25 e 40 anos, solteiras, que buscam viagens seguras e com conexão com a natureza. São de classe média e média alta, que viajam regularmente e querem obter novas experiências, fugindo do estresse do dia a dia e das cidades grandes. “Temos acompanhado um aumento considerável de outros públicos, como os da melhor idade e famílias com crianças, cada vez mais presentes em nossas Expedições”, comenta Daniel.
Sobre a Bancorbrás
A Bancorbrás atua nos segmentos de Turismo, Consórcio e Seguro, com sede no Distrito Federal e filiais em Anápolis (GO), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Caldas Novas (GO). Na área de Turismo, conta com o Clube Bancorbrás (presente em todas as regiões do país, a empresa é especialista em formatação de pacotes turísticos nacionais e internacionais, em grupos como maior idade, adolescentes, escolares, corporativos, esportivos, entre outros. Além de oferecer títulos do Clube Bancorbrás). A Empresa também atua como Administradora de Consórcios (automóveis, imóveis, serviços entre outros) e como Corretora de Seguros (vida, auto, residencial, empresarial, viagem e outros). Para fomentar as iniciativas de desenvolvimento educacional, cultural e social voltadas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e para a população em situação de vulnerabilidade social, a Empresa mantém o Instituto Bancorbrás, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que promove ações de cidadania. Em 2024, a empresa recebeu o selo Great Place To Work (GTPW).
Sobre a Vivalá
A Vivalá atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. Atualmente, a Vivalá atua em 22 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, e trabalha em conjunto com mais de 700 pessoas de populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, sertanejas e caiçaras. Com 15 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, a Vivalá tem a confiança da Organização Mundial do Turismo, ONU Meio Ambiente, Braztoa, Embratur, Aberta, Fundação do Grupo Boticário, Yunus & Youth, além de ter uma operação 100% carbono neutro e ser uma empresa B certificada, tendo a maior nota no turismo do Brasil e a 7ª maior em todo o setor de turismo no mundo. Até dezembro de 2023, a Vivalá já realizou mais de 250 expedições e embarcou mais de 3 mil viajantes, além de ter injetado mais de R$ 4 milhões em economias locais através da compra de serviços de base comunitária e consumo direto dos viajantes.
O turismo de base comunitária (TBC) busca o desenvolvimento sustentável, combinado a conservação do meio ambiente e valorização da cultura local. O modelo visa fomentar o protagonismo da comunidade por meio da implementação e gestão de atividades turísticas, de modo que todos sejam beneficiados de forma equitativa, promovendo uma experiência justa e responsável. Pensando nisso, o Instituto Bancorbrás, em parceria com o Instituto Samaúma – iniciativa sem fins lucrativos da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil – e apoio da Prefeitura de Tangará da Serra (MT), lançou o projeto “Rumo ao Turismo Regenerativo”. A iniciativa visa capacitar cinco aldeias do projeto Menanehaliti, integrantes da terra indígena Haliti-Paresi (MT). O evento de lançamento ocorreu na Aldeia Katyalarekwa, comunidade da Terra Indígena Haliti-Paresi (MT), à cerca de 363 km de Cuiabá.
Durante dez semanas, cerca de 50 pessoas das aldeias Katyalarekwa, Serra Dourada, Oreke, Arara Azul e Duas Cachoeira receberão uma formação completa, amplamente testada com mais de 10 mil horas de aplicação e 700 empreendedores comunitários já formados. A capacitação será dividida em módulos semanais, com temas como marketing, finanças, vendas e ações sustentáveis. O curso também prevê acompanhamento trimestral até fevereiro de 2026. A expectativa é que ao final do projeto, os participantes estejam preparados para receberem os viajantes e tornar suas experiências com o turismo rentáveis e sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e financeiro.
O desenvolvimento do turismo sustentável e de base comunitária no país é um dos pilares de atuação do Instituto Bancorbrás. “Investir em turismo regenerativo é uma decisão estratégica que reforça o compromisso do Instituto Bancorbrás com iniciativas que geram impacto positivo e duradouro. Ao apoiar o etnoturismo desenvolvido na Terra Indígena Haliti Paresí, unimos dois propósitos: valorizar o conhecimento ancestral e a conexão com a natureza e aplicar nossa
experiência em negócios para fortalecer uma atividade economicamente sustentável. A parceria com o Instituto Samaúma representa uma oportunidade concreta de contribuir com o desenvolvimento de
uma cadeia de turismo mais responsável, conectando a Operadora Bancorbrás e o trade turístico da região de Tangará da Serra-MT”, destaca Claudio Roberto, diretor geral de negócios do Grupo
Bancorbrás e diretor executivo do Instituto Bancorbrás.
A metodologia de formação utilizada será da Universidade Vivalá de Negócios, um método que é utilizado há dez anos pela Vivalá junto a moradores de comunidades tradicionais brasileiras. “Seguimos dedicados na nossa ambição de contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável e de base comunitária (TBC), agora em conjunto com as aldeias indígenas de Tangará da Serra, que se junta às nossas operações junto ao povo Yanomami no Amazonas, Shanenawa no Acre, Kariri Xocó no Alagoas e aos Guarani em São Paulo”, destaca Daniel Cabrera, diretor executivo do Instituto Samaúma e da Vivalá.
Sobre o Instituto Bancorbrás
O Instituto Bancorbrás é o agente social do Grupo Bancorbrás. Desde 2008, a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) promove ações voltadas à promoção do protagonismo social, com o objetivo de fomentar iniciativas de empreendedorismo, investimento social privado e filantropia colaborativa. Entre os compromissos do Instituto, está o fortalecimento do Terceiro Setor e a promoção do Turismo Sustentável no Brasil, por meio de iniciativas educacionais, de capacitações e democratização do conhecimento. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas ações que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade social e famílias de comunidades do Distrito Federal e de diversos estados do Brasil. Ao todo, mais de 200 mil pessoas foram impactadas positivamente direta e indiretamente pelos programas, projetos e campanhas realizados.
Sergio Cross - Diretor / Karla Monteiro - Coordenadora
Email: Kmonteiro@ptexto.com.br
Whatsapp: 61 33270050
Nosso site está de cara nova e, agora, dividido em 4 sites especializados ⎯ Institucional, Turismo, Consórcios e Seguros ⎯ para atender suas necessidades e tornar sua experiência ainda mais incrível.
Nos novos sites, você pode fazer login no Meu Clube e no Meu Consórcio, efetuar compras, desfrutar de benefícios exclusivos e aproveitar a praticidade de um atendimento personalizado. Boas-vindas!