Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiO ano começou e, com ele, as tão sonhadas férias. Agora é só arrumar as malas, fechar a casa e curtir dias de muito descanso e descontração. No entanto, deixar a casa vazia pode transformá-la em alvo fácil para os ladrões, além de aumentar os riscos de outros imprevistos, como incêndios, explosões e vazamentos de água.
Por isso, preparamos um check-list com algumas medidas de segurança, para você minimizar a vulnerabilidade do seu imóvel durante as férias. Fique atento!
Não divulgue a viagem nas redes sociais: pessoas desconhecidas podem utilizar a informação para realizar furtos na certeza de não haver moradores na residência.
Recolha correspondências e periódicos: se for assinante de jornais e revistas, ligue na editora e bloqueie o recebimento dos periódicos durante as férias. Caso receba muitas correspondências, peça para um vizinho ou familiar recolhê-las para você. Assim, evita-se que o acúmulo de papéis na frente da residência dê sinais de que ela está desocupada.
Evite deixar luzes acesas: ao contrário do que pode parecer, deixar algumas luzes da casa acesas pode chamar a atenção de quem passa por lá durante o dia, alertando de que os moradores estão fora por longo período.
Deixe a chave e seus contatos com alguém: é importante que alguém da sua confiança esteja com a chave da casa e tenha seus contatos para resolver qualquer emergência que possa surgir durante a viagem. Além disso, a presença rotineira de alguém na casa, para regar plantas e verificar se está tudo em ordem, impede demonstrar sinais de ausência dos moradores.
Programe seu telefone fixo: verifique com a operadora do seu telefone fixo a possibilidade de programar a transferência das ligações para o seu celular. Caso contrário, a alternativa é retirar o telefone fixo da tomada para que as chamadas não alertem vizinhos e outras pessoas que estejam passando pela residência.
Desligue a campainha: algumas pessoas podem sondar se os moradores estão em casa, tocando a campainha da porta. Por isso, a alternativa é desligar o aparelho, dificultando a ação de suspeitos.
Tire eletrônicos da tomada: essa medida evita que os aparelhos queimem, iniciando um incêndio, caso haja uma sobrecarga elétrica. A exceção é a geladeira e o freezer, que devem ser mantidos ligados para não estragar os alimentos.
Reduza a temperatura da geladeira: como não haverá utilização da geladeira durante a viagem, é possível reduzir a temperatura do eletrodoméstico, poupando energia nesse período.
Feche os registros de gás e água: assim, você evita vazamentos e explosões na residência.
Se alguma coisa der errado, você sempre pode contar com seu seguro residencial. Geralmente, o seguro garante proteção contra explosão, incêndio ou queda de raios. Você também poderá contratar as coberturas adicionais, que protegem contra danos elétricos, vendaval, furtos, inundações e roubos.
Ainda não possui seguro residencial? Então, faça uma cotação!