Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiO Brasil é repleto de belezas naturais e biodiversidade em todas as suas regiões. Tais atrativos fazem com que o país atraia turistas de toda a parte do mundo, em qualquer época do ano, que pousam no destino em busca de novas experiências com a natureza.
E para os amantes da pesca, o Brasil é o lugar perfeito! O país possui em seu território uma diversidade enorme de rios para a prática da pesca esportiva, além das milhares de espécies de peixes. E hoje, nós vamos dar algumas dicas e regras para estar de acordo com as normas da pescaria, além de citar os 6 melhores rios para pescar. Boa leitura.
Seja um bom pescador para a natureza
Antes de pegar seu barco e entrar na água, é preciso ter respeito com a natureza. Lembre-se: você é apenas um mero espectador que está lá para conhecer as belezas do ecossistema. Logo, algumas regras devem ser seguidas:
Clique aqui e acesse a cartilha de orientação para a prática de pesca esportiva, disponibilizada pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Governo de Tocantins.
6 melhores rios para pescar
Agora que você já sabe as principais regras para a prática de pesca esportiva, confira abaixo os 6 melhores rios para conhecer as espécies de peixes mais bonitas e famosas do Brasil.
Rio Paraguai - MT e MS
Localizado no Pantanal, o Rio Paraguai nasce no Mato Grosso e percorre até o Mato Grosso do Sul. É o favorito para muitos pescadores. Por lá, apenas de março a outubro a pesca é permitida, que é quando o rio não está tão cheio e as planícies estão menos alagadas.
Por lá, você encontrará mais de 250 espécies de peixes, como pacu, piraputanga, piau, jaús, pintados, dourado e piranhas.
Rio Araguaia - GO, TO e PA
O Rio Araguaia se destaca pela diversidade de espécie de peixes e pelas paisagens naturais. O rio passa pelos estados do Goiás, Tocantins e Pará e a melhor época para pescar no local é entre os meses de abril e junho.
Nos mais de 2,6 mil quilômetros do Rio Araguaia, você poderá encontrar mais de 300 espécies de peixes, entre eles o dourado, tucunaré, matrinxã, pintados, etc. Entre uma pesca e outra, você será presenteado com um belíssimo ambiente às margens do rio, uma mistura única de fauna e flora, composta de capivaras, aranquã, vitória-régia e muito mais.
Rio Madeira - AM
O Rio Madeira é o principal ponto de pesca da Amazônia e um dos mais famosos do Brasil. Isso porque, em suas águas, você pode encontrar inúmeras espécies de peixes, sendo o mais famoso deles, o tucunaré, que pode ultrapassar os 12 quilos. O pirarucu, o jatuarana, o tambaqui e o pacu, por exemplo, também são outros tipos muito cobiçados pelos pescadores.
Então, a melhor época para pescar no Rio Madeira é quando as chuvas dão uma trégua, entre setembro e fevereiro, momento em que os rios baixam. Mas as atrações na localidade não se resumem apenas aos peixes. Enquanto pesca, você consegue avistar jacarés, araras azuis, ariranhas e micos.
Rio São Francisco - Sudeste e Nordeste
É um rio gigantesco que nasce em Minas Gerais e banha diversas cidades e municípios das regiões do sudeste e nordeste. Logo, já se pode imaginar a diversidade de peixes que vivem nessas águas. São mais de 150 espécies, como dourados, curimbatás, matrinxã e o surubim-pintado. E você pode encontrar, ao longo do rio, inúmeros pontos de pesca.
É importante planejar a sua pesca entre os meses de março e outubro. Um ótimo local para a prática é na região de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Por lá, você contará com uma excelente estrutura.
Rio Juma - AM
Localizado na capital do Amazonas, Manaus, o Rio Juma é mais um que entra na nossa lista. Famoso pelo turismo ecológico e pesca esportiva, é um dos melhores locais para encontrar o tucunaré. Também é possível pescar espécies como pirarucu, jaú, bicuda, traíra e aruanã.
A melhor época do ano para pescar no Rio Juma é na seca, entre o início de setembro e final de novembro.
Rio Grande - MG e SP
No sudeste, o Rio Grande tem fama de abrigar duas espécies de peixes muito procuradas: o tucunaré amarelo e o azul. Motivo pelo qual, todos os anos, o rio atrai pescadores de todo o Brasil, a fim de conhecer o animal de perto.
O Rio Grande banha os estados de Minas Gerais e São Paulo e por lá, além dos tucunarés, você ainda encontra dourado, corvina, carpa, corimbatá, traira, pintado, tilápia e muito mais.
E aí, pescador?! Gostou das nossas dicas? Que tal visitar os rios mais famosos do Brasil e conhecer diversas variedades de peixes? Fale com a Agência de Viagens Bancorbrás e monte o seu roteiro.