28/05/2019

Tax Free: tudo o que você precisa saber sobre reembolso quando for às compras no exterior

Viajar para o exterior vai além de conhecer novas culturas, lugares, pessoas, etc. Muitos turistas aproveitam a viagem internacional para as compras. E de fato, vários produtos encontrados no exterior são mais baratos do que aqui no Brasil.

E, além da experiência da viagem em si, as comprinhas adquiridas na volta ao Brasil dão um sentimento a mais de que o tempo fora realmente valeu a pena. E você sabia que dá para receber parte do valor das compras de volta?

Você não leu errado! É possível conseguir isso por meio do Tax Free. Quer saber mais? Continue aqui conosco e nós vamos te explicar de um jeito bem fácil como funciona. Ótima leitura.

O que é Tax Free?

Quando você realiza uma compra no continente europeu (e em alguns países da América Latina), além de pagar o valor em si do produto, você ainda paga o Imposto de Valor Agregado (IVA) aplicado nele, que normalmente fica entre 16% e 25% do valor do produto.

Entendendo que essa prática não é justa com os turistas, vários estabelecimentos de países da Europa praticam o programa Tax Free, que significa “livre de taxas”. Com isso, a União Européia devolve para os turistas esse dinheiro gasto no IVA. No fim, suas compras saem mais em conta.

Como solicitar o reembolso pelo Tax Free?

O processo para solicitar o reembolso é bem fácil. O primeiro passo é conferir se o estabelecimento possui o Tax Free. Normalmente, as lojas adeptas a esse programa possuem o símbolo do programa visível. Se não conseguir identificar facilmente, pergunte a um funcionário local.

Na hora de pagar, apresente no caixa o seu passaporte para comprovar que você é estrangeiro. O atendente te mostrará um formulário, já carimbado pela loja, no qual você deverá preencher e especificar qual forma deseja receber o reembolso: se em espécie (dinheiro) ou como estorno no cartão de crédito.

Guarde todos os recibos e notas fiscais junto com o formulário. É importante destacar que em alguns locais podem ser definidos limites mínimos de compras para você poder solicitar o Tax Free.

Em grande parte dos países europeus, a empresa que é responsável pelo programa Tax Free é a Global Blue. Acessando o site ou o app dela, você pode calcular quanto será o seu reembolso e quais estabelecimentos estão adeptos ao programa.

Onde receber o reembolso?

Apesar de parte do processo do reembolso por meio do Tax Free ser feito nos estabelecimentos de compras, você não recebe o dinheiro nas lojas e sim no aeroporto de embarque de volta ao Brasil. Desta forma, assim que chegar ao aeroporto, não despache a mala. Vá direto à alfândega e apresente o formulário preenchido nas lojas, seu passaporte e os recibos das compras. Para isso, se programe e chegue com algumas horas de antecedência.

Há a possibilidade de você ter que apresentar também os produtos comprados. Porém, isso não é regra. Após a entrega dos documentos, você receberá o pagamento da forma escolhida no formulário preenchido nos estabelecimentos em que foram realizadas as compras.

Em quais países o Tax Free é válido?

O reembolso do IVA por meio do programa Tax Free está disponível em todos os países da União Europeia, no México, Uruguai, Argentina, Austrália e em algumas localidades do EUA. A regra para devolução do dinheiro pode mudar um pouco em cada país. Para isso, consulte os termos específicos em cada destino.

Qual é o valor do reembolso?

O percentual com que um tributo incide sobre o valor de algo tributado (alíquota) não é o mesmo para todos os países. Ele muda de acordo com o destino. Porém, variam de 6% a 25%. Entretanto, você não recebe o valor total do IVA. Parte da quantia também vai para as empresas que fazem a intermediação dessa devolução, como a Global Blue. O valor vai depender do produto, da quantidade e da regra do destino.

Para quais produtos a devolução vale?

Em geral, os produtos aptos a receberem o reembolso são aqueles que vão sair do país, como roupas, eletrônicos, calçados, perfumes, adereços, acessórios, etc. Para evitar qualquer problema na hora de pegar o dinheiro, mantenha os produtos comprados nas embalagens originais.

Serviços pagos como diárias em hotéis, refeições e passeios não são válidos.

Já conhecia o Tax Free? Gostou das informações? Então, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares. Até a próxima.

,