Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiO Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que procuram pelo descanso de um dia de sol ou pela agitação noturna. Mas, você já parou para pensar que tem muito mais para se fazer pelo estado do que simplesmente passar uns dias na capital?!
Para despertar ainda mais o seu interesse, escolhemos dois destinos: um de praia (Paraty) e um de serra (Petrópolis) para você conhecer um pouco mais do que o Rio tem para oferecer. Afinal, como diz a famosa música de Gilberto Gil, “o Rio de Janeiro continua lindo”!
Petrópolis
A Cidade Imperial, como é conhecida, foi fundada por Dom Pedro II e serviu como destino de férias da monarquia e de alguns presidentes republicanos. Distante 65km da capital, a natureza exuberante e o clima agradável de Petrópolis atraem turistas o ano inteiro – no verão, para fugir das altas temperaturas do Rio de Janeiro; e, no inverno, para curtir o friozinho da serra.
Comece o passeio pelo Centro Histórico para apreciar o casario bem preservado e visitar museus e monumentos que contam a história da época do Império. Caminhando por suas ruas, é possível conhecer o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont (que também escolheu Petrópolis como seu refúgio) e a Catedral (em estilo gótico).
Petrópolis também vem despontando como um município cervejeiro. Para conhecer algumas das melhores cervejarias, é só dar uma passada pela famosa Rua Teresa. Lá você encontra a Cervejaria Bohemia e a Buda Beer. A rua também é um importante polo de moda da região. Então, se a ideia for ir às compras, esse é o lugar ideal!
De lá, você pode seguir para Itaipava. Sim, esse não é um novo município do Rio de Janeiro, como muitos costumam falar. Na verdade, Itaipava é um distrito de Petrópolis. É lá que estão os melhores restaurantes da cidade. No inverno, você pode apreciar o friozinho com uma lareira acesa e muita diversão, regada a vinho e fondue.
Entre o Centro Histórico e Itaipava, está Corrêas, bairro residencial onde se encontra o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Mas atenção: a portaria do parque fica em Bonfim, bairro vizinho. No passeio você aprecia paisagens deslumbrantes e aproveita diversas opções de lazer: piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping e áreas para piquenique.
Paraty
Essa cidade carioca encanta os turistas pela beleza de seu casario. Caminhar por suas ruas de calçamento de pedras irregulares (ou pé-de-moleque, como é conhecido na região) é observar um Brasil Colônia. Por isso mesmo, para facilitar a andança a nossa dica é usar sapatos baixos e confortáveis e vagar sem pressa.
Em Paraty tudo encanta: os barquinhos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu, o traçado das casas e a beleza de suas praias e ilhas. Aliás, ir de barco até as ilhas e prainhas da baía de Paraty é um programa imperdível. A Ilha do Araújo revela o cotidiano local. Já a Ilha dos Cocos é ideal para um mergulho em águas cristalinas.
Pequenas ou extensas, selvagens ou badaladas, as praias de Paraty são paradisíacas. Suas águas em tons de verde ou azul encantam os turistas e são ideais para quem procura por esportes náuticos e atividades como: vela, canoagem, pesca esportiva, surfe, mergulho e passeios de saveiro (tipo de embarcação construída de madeira) ou de lancha.
A Praia do Pontal está localizada no centro da cidade e possui vários quiosques onde é possível tomar caipirinhas e se deliciar com comidinhas gostosas. Apesar do bonito visual, essa praia não é adequada para banho, mas é possível passar momentos muito agradáveis por lá mesmo assim.
Já a Praia Grande tem todo o conforto necessário para um dia de descanso e curtição. A vila dos pescadores garante peixes fresquinhos todos os dias, que são servidos em pratos deliciosos nos restaurantes da orla. Para quem quer aproveitar o mar, dá para pegar um barco para visitar a Ilha do Araújo (já falamos ali em cima, confere lá).
Uma trilha de 300 metros, que sai do canto esquerdo da Praia Grande, leva você até a Prainha da Praia Grande. Pequena, com areia grossa em tom avermelhado, conta com apenas um bar, mas é uma ótima opção para quem gosta de privacidade e quer pegar sol e tomar banho de mar.
Gostou das dicas? Então é só escolher se prefere praia ou serra e reservar a sua hospedagem em Paraty ou em Petrópolis com o Clube de Turismo Bancorbrás. Depois é só fazer as malas e curtir!