Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiTem gente que adora viajar e descobrir novos destinos, apreciando novas culturas. No entanto, uma nova modalidade de turismo vem ganhando fôlego e apreciadores em todo o mundo: a viagem gastronômica. Nessa modalidade, você descobre, como qualquer viajante, os principais pontos turísticos da cidade que está visitando: museus, instituições artísticas e parques, mas o enfoque do roteiro são sabores, temperos e delícias gastronômicas locais — que só podem ser desfrutadas naquele destino.
Confira abaixo mais informações sobre a importância do turismo gastronômico e aproveite para descobrir quais são os melhores lugares do Brasil para se deliciar em uma viagem gastronômica!
Viajar é viver a vida ao máximo, descobrindo novas culturas e aumentando o tamanho de nosso mundo. No entanto, de que adianta viajar e saborear os mesmos temperos e sabores que você poderia ter dentro de casa?
A importância do turismo gastronômico reside no fato de que viajar é se abrir a novas possibilidades — e nada melhor do que fazer isso se arriscando em relação a novos sabores!
Para descobrir os detalhes da cultura e dos hábitos de um povo, é preciso sentar-se à mesa com as pessoas, experimentando raízes, temperos e combinações que fazem parte do dia a dia delas.
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, é possível fazer viagens gastronômicas inesquecíveis em cada região, experimentando as comidas típicas que fazem parte do imaginário popular do país. Há, ainda, a possibilidade de desfrutar de festivais gastronômicos que trazem à nossa pátria sabores e gostos de outras nações do mundo que fizeram parte da nossa história por meio de ondas de colonização.
Abaixo, descubra alguns dos principais destinos gastronômicos do Brasil.
Belém é um dos principais destinos do Brasil para quem quer viver uma viagem gastronômica inesquecível e saborear todos os temperos disponíveis em uma cidade que é porta de entrada para a floresta Amazônica.
Da maniçoba ao tacacá, dos peixes de água doce à tapioca, Belém é uma cidade onde a gastronomia ganha destaque e chega até mesmo a integrar as atrações turísticas locais. É o caso do Ver-o-Peso, o mercado municipal da cidade, no qual é possível adquirir ervas frescas e saborear algumas delícias locais.
Um dos principais restaurantes de Belém é o Remanso do Bosque, que serve a mais tradicional gastronomia local com um toque contemporâneo e saboroso. Para doces, não deixe de visitar a sorveteria Cairu, que tem sorvetes com sabores locais como açaí e cupuaçu e variedades únicas como murici, mangaba, castanha do Pará e taperoba.
Blumenau é uma cidade no Vale do Itajaí que chama a atenção pela influência recebida de outras culturas europeias, em especial a alemã. É por isso que, em outubro, milhares de pessoas viajam para a cidade com o objetivo de fazer não só uma viagem gastronômica, mas também uma imersão cultural na Alemanha.
Esse é o mês em que acontece a Oktoberfest, um festival alemão regado a muita cerveja tradicional. Para acompanhar a bebida, são servidos pratos típicos da Baviera, como eisbein, o joelho de porco alemão, além de chucrute e outras delícias tradicionais.
Na Oktoberfest, a sobremesa é quase sempre o strudel, uma deliciosa massa folhada que pode ser recheada com cremes de diferentes frutas, como maçã e até mesmo uva passa.
Capital financeira do Brasil, São Paulo oferece milhares de atrações turísticas para pessoas de todos os estilos e gostos. No entanto, a cidade também é um dos principais destinos para uma viagem gastronômica, já que lá estão localizados os maiores restaurantes do país.
São locais como o A Casa do Porco — Bar e Restaurante, da chef Janaina Rueda, que foi eleito como melhor restaurante do Brasil no Latin America’s 50 Best Restaurants. Outros restaurantes mencionados no ranking incluem o D.O.M., do chef Alex Atala, e o Maní, da chef Helena Rizzo.
Novos restaurantes são inaugurados a cada dia em São Paulo e ganham destaque não só por seus menus, mas também por oferecerem uma localização diferenciada. É o caso do Restaurante Vista, localizado no topo do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Além de um menu contemporâneo, o Vista oferece um visual inesquecível do Parque do Ibirapuera e da silhueta de prédios da avenida Paulista.
Para finalizar, São Paulo também é palco de grandes festivais gastronômicos, como a Oktoberfest em ascensão, a festa italiana de San Gennaro e um Centro de Tradições Nordestinas com muitos pratos típicos. Nos fins de semana, há festivais gastronômicos temáticos que focam em itens como frutas e países, que acontecem no Memorial da América Latina.
A culinária mineira é uma das mais queridas de todo o Brasil, com traços marcantes de influências indígenas, que podem ser encontrados por meio do uso extenso de ingredientes locais, como a mandioca. Tradicionalmente, a culinária mineira era o que alimentava pessoas que faziam muitos trabalhos braçais, das expedições dos bandeirantes à extração de ouro e diamantes. Por isso, seus pratos costumam ser bastante nutritivos.
Um dos melhores lugares para fazer uma viagem gastronômica e saborear o que há de melhor na culinária mineira é Tiradentes. Além de ser a cidade histórica onde estão localizadas as obras de um dos maiores artistas plásticos do Brasil, Aleijadinho, Tiradentes é polo de restaurantes maravilhosos e de pousadas que oferecem sabores maravilhosos.
Na pousada Villa Paolucci, é possível saborear o melhor leitão à pururuca de Minas Gerais. Ele é preparado pelo dono do local, Luiz Ney, que desenvolveu um incrível aparelho para pururucar a pele do leitão de forma perfeita.
Já o restaurante Tempero da Ângela fica bem no centro da cidade, de fácil acesso aos turistas, e oferece um serviço de buffet com pratos preparados no fogão à lenha, como antigamente.
Para fechar uma viagem gastronômica a Tiradentes, vale conferir a loja do Chico Doceiro, que prepara compotas, geleias, doce de leite e outras tradicionais iguarias que só podem ser encontradas em Minas Gerais.
É claro que a culinária nordestina não pode ficar de fora de uma viagem gastronômica pelo Brasil. Uma das melhores cidades para se desfrutar das delícias locais é Salvador, capital da Bahia. Cosmopolita, a cidade é repleta de construções do período colonial e vem se renovando no âmbito da gastronomia, com a presença de novos restaurantes que buscam oferecer o melhor dos ingredientes locais.
O Restaurante Amado, nomeado para homenagear o escritor Jorge Amado, é um dos principais exemplos. Ele oferece ingredientes tradicionais, como feijão de corda, carne seca e acarajé, em novas roupagens e variações que incluem iguarias como vieiras e cordeiro.
O Yemanjá é outro que existe há mais de 50 anos e é adorado pela população local. É lá, por exemplo, que se saboreia a melhor moqueca baiana de Salvador.
Para fechar, vá até a Ilha dos Frades, onde é possível encontrar algumas das melhores praias da Bahia de Todos os Santos, para saborear o Preta, restaurante comandado pela chef Angeluci Figueredo.
A culinária da região centro-oeste costuma ser identificada como uma junção de diferentes pratos típicos da culinária do norte do país e da culinária mineira. As delícias geralmente incluem peixes, devido à proximidade com a área pantaneira.
Na capital Campo Grande, ponto de parada de quem vai para lugares como Bonito, é possível encontrar restaurantes típicos de diversos lugares do mundo com culinária italiana, árabe e até mesmo chinesa.
Para saborear as iguarias locais, é preciso conhecer estabelecimentos como o Fogo Caipira, que serve pratos como moqueca de pintado, feita com um dos peixes mais tradicionais da região. Para os vegetarianos, o Fogo Caipira oferece ainda a moqueca de mandioca e banana da terra.
No Feijão Preto Restaurante, é possível saborear delícias no modo buffet ou desfrutar do prato do dia: quarta-feira é rabada, na sexta-feira é pernil assado e, para fechar a semana com chave de ouro, aos sábados é servida uma deliciosa feijoada.
Para aproveitar essas cidades maravilhosas, com tantos sabores incríveis, é preciso se planejar bastante. Alguns restaurantes mais famosos podem ter um alto preço, que é justificado pelos anos de experiência dos chefs e pelos ingredientes singulares que são utilizados.
Para aproveitar as experiências ao máximo, faça um planejamento financeiro de viagem completo, dedicando uma parte do orçamento somente aos restaurantes, afinal de contas, esta vai ser uma viagem gastronômica. Lembre-se de que alguns restaurantes ficam em hotéis e que o valor da refeição em um local inesquecível pode estar incluso em suas diárias, facilitando o custo-benefício.
Também pensando em desfrutar ao máximo de cada uma dessas oportunidades, é preciso planejar a parte do roteiro de viagens. Se você conseguir combinar a visita a um restaurante com um passeio turístico (é o caso do MAC e do Restaurante Vista, em São Paulo), melhor ainda.
Lembre-se de que algumas casas são muito badaladas e que pode ser necessário fazer reservas. Seja em São Paulo, em Blumenau ou na deliciosa Belém, fazer um bom planejamento é a garantia de viver uma viagem gastronômica inesquecível.
Agora que você já sabe quais são os melhores destinos para uma viagem gastronômica no Brasil, que tal assinar a nossa newsletter? Além de receber mais dicas e informações sobre turismo diretamente na sua caixa de entrada, você ainda descobre conteúdos exclusivos sobre finanças e investimentos!