10/08/2018

Punta del Este: um dos destinos mais desejados dos brasileiros

Cerca de 130 quilômetros de distância da capital Montevidéu, Punta Del Este, no Uruguai, é um destino que atende um público variado, desde famílias com crianças, turistas que procuram descanso e, até mesmo, aqueles que apreciam boas baladas. Não para menos, se tornou um dos destinos da moda entre os turistas brasileiros.

Janeiro é o mês mais concorrido para viajar até Punta. A cidade “ferve”! Neste período, a população local aumenta mais de dez vezes, na sua maioria banhistas interessados nas belas praias e badalações da cidade. Mas para quem prefere curtir um calor fora da alta temporada, os meses de dezembro, fevereiro e março também são ótimas alternativas.

Por lá, uma peculiaridade merece destaque, que é o ritmo do dia a dia. Funciona um pouco diferente do tradicional: as pessoas costumam dormir e acordar tarde, sendo que o movimento na cidade começa apenas por volta das 10 ou 11 horas da manhã, e a noite, bares e restaurantes costumam fechar por volta das duas da madrugada.

As praias

É impossível falar de Punta del Este sem destacar as maravilhosas praias que por lá encantam a todos. A Playa Brava é a mais famosa e popular, e oferece ótima estrutura de barracas. Além disso, é lá onde fica instalado um dos maiores símbolos da cidade: Los Dedos. Uma obra de Mario Irarrázabal, que atrai muitos turistas, e todos que passam por lá precisam tirar, ao menos, um click ao lado dela.

Bem perto de Brava, outra praia também é muito famosa na região, a Playa Mansa. Porém, ela tem um diferencial das demais: não é banhada pelo oceano e sim pelo Rio da Prata. Suas águas são calmas e sem ondas, e do calçadão de madeira você tem a oportunidade de apreciar uma bela vista da praia, que rende várias fotos, claro.

A Casapueblo

Uma das visitas obrigatórias para quem viaja à Punta del Este é a Casapueblo. Na verdade, o local fica um pouco mais afastado, em Punta Ballena, e hoje é uma mistura de galeria de arte, museu, hotel e restaurante.

Casapueblo foi construída em 1958 e idealizada por Carlos Páez Vilaró. Por lá, você aprecia os quadros onde ele retrata, por meio da pintura, alguns dos muito lugares que ele já visitou na vida (e não foram poucos!). O local ainda dispõe de um mirante onde você tem a oportunidade de contemplar uma visão única do por do sol, além de todo o balneário de Punta del Este e região.

O Farol de Punta del Este

A região do Farol de Punta del Este também é um dos principais pontos da cidade. É um local onde os visitantes adoram tirar fotos de belas paisagens, além de ser um lugar muito tranquilo onde ficam localizadas as residências de verão mais antigas de estilo arquitetônico do século passado.

Construído em 1860, o farol, que permanece em ótimas condições até hoje, servia para orientar as navegações que passavam pelo Oceano Atlântico e o Rio de La Plata.

Mas não é só o farol que é a atração no local. A paróquia de Nossa Senhora da Candelária, erguida em 1911, também é linda e super bem preservada. Sua fachada azul clara e a imagem da Virgem de La Candelária rendem belas imagens fotográficas.

Gastronomia

Uma das principais atividades em Punta del Este é a culinária. Porém, é um tanto complicada, pois as opções de comida são tão variadas que fica até difícil escolher. Os pratos principais são compostos de carnes, com cortes variados, e também peixes e frutos do mar. Como sobremesa são oferecidos doces de ótima qualidade.

Em qualquer restaurante que você for, as porções são generosas. Impossível sair com fome! O chivito, por exemplo, é como se fosse um X-Tudo aqui do Brasil. É um delicioso sanduíche que vem recheado com carne (em filé), ovos cozidos, presunto, queijo, maionese, salada e o que mais a criatividade do chef permitir. Existem restaurantes especializados apenas em chivitos uruguaios. Vale a pena experimentar!

O pancho também é outra comida típica uruguaia e muito famoso em Punta. É como se fosse um cachorro quente brasileiro levando apenas salsicha do tipo frankfurter, mostarda e maionese. Simples e deliciosos!

E não podemos deixar de falar dos doces uruguaios, que são absolutamente fantásticos. Tem o chajá, que é feito com merengue, base de pão de ló, chantilly, pêssego e alguma outra fruta, como abacaxi ou morango. Experimente também outras tentações muito típicas na região, como o alfajor, a torta de maça e o espetacular mousse de doce de leite.

Clique aqui e confira na Agência de Viagens Bancorbrás o pacote que oferecemos para Punta del Este e vivencie esta experiência maravilhosa.