25/02/2019

Programar viagem com antecedência é melhor? Veja 6 vantagens!

Viajar é uma experiência maravilhosa de descanso e diversão. Mas, antes de aproveitar os dias de folga, é preciso resolver alguns detalhes importantes. Sem a atenção devida, imprevistos podem atrapalhar suas férias. Por isso, é interessante sempre programar viagem com antecedência.

Essa é a melhor forma de garantir que nada fundamental seja esquecido. Além disso, com mais calma para planejar você consegue encontrar as melhores opções para aproveitar esse momento. Quer saber mais sobre por que organizar uma viagem com uma boa margem de tempo é a melhor alternativa? Confira nossos motivos!

1. Facilidade para encontrar hospedagem

Um dos pontos mais importantes de uma viagem é a escolha do hotel. Imagine a frustração de sonhar com um destino e, na hora de marcar as datas, descobrir que não há vagas disponíveis? Esse é um grande risco quando se deixa para organizar as coisas na última hora.

Com tempo disponível você pode analisar todas as opções de hospedagem e escolher a que melhor atende as suas necessidades e interesses. Alguns quesitos importantes para considerar são: o conforto do quarto, a estrutura das áreas externas e a localização.

Quando a reserva se dá sem antecedência fica mais difícil analisar esses fatores e encontrar os melhores hotéis. 

2. Passagens aéreas mais baratas

Outra vantagem de programar viagem com antecedência é economizar na compra de passagens de avião. As tarifas das companhias aéreas não são fixas — o preço varia de acordo com a proximidade do período em que você pretende viajar. Assim, quanto antes começar a procurar as passagens, melhor.

Ao pesquisar para datas muito próximas o consumidor se surpreende negativamente com valores que podem chegar até o dobro das tarifas cobradas quando há antecedência. Além disso, quem começa o planejamento bem antes tem a chance de encontrar ótimas promoções.

A dica nesse ponto é acompanhar os valores constantemente. Entrar em contato com agências de viagem e pedir para ser informado sobre descontos também é uma boa opção. 

3. Menor risco de imprevisto

Uma viagem de férias nunca está totalmente protegida contra problemas de última hora. Imagine quantas coisas podem dar errado, desde imprevistos familiares até dificuldades com as compras ou reservas. Para reduzir esse risco, nada melhor do que programar viagem com antecedência.

Afinal, planejar tudo com calma diminui muito o perigo de esquecer algo importante. Além disso, você conta com mais tempo para checar as informações e descobrir possíveis obstáculos. E, claro, vai ter dias ou semanas disponíveis para resolver tudo e viajar com tranquilidade.

É possível aproveitar esse tempo para pesquisar e comprar itens para as férias — como mala de viagem, peças de roupa, protetor solar etc. Até mesmo alguns problemas podem ser sanados. É o caso de quem precisa providenciar a segurança da casa ou contornar a perda de um documento.

4. Mais tempo para providenciar documentação

Algumas viagens exigem documentos específicos — como é o caso do passaporte e visto para destinos internacionais ou de determinadas vacinas para um local com maior probabilidade de algum tipo de doença. Para estar seguro, atender todas as exigências e não precisar cancelar nada, é preciso programar tudo com antecedência.

Quem tenta planejar toda uma viagem em alguns dias, por exemplo, corre o risco de nem conferir se há alguma documentação especial sendo solicitada. Isso causaria um enorme transtorno e estragaria as suas férias. Portanto, o ideal é aproveitar o máximo de tempo para conhecer tudo e se adequar ao que for necessário.

5. Oportunidade de pesquisar sobre o destino

Você faria uma viagem totalmente às cegas, sem saber para onde ir e que possibilidades o local oferece? Até poderia ser uma boa aventura, mas é bem melhor viajar com um roteiro planejado. Assim, fica mais fácil organizar os dias e aproveitar tudo da melhor forma.

Montar um cronograma com as datas e o que fazer em cada momento ajuda muito. Em alguns destinos a programação é especialmente importante. Ir para a Disney, por exemplo, requer uma organização eficiente. Senão, boa parte da diversão pode ser perdida.

Para saber exatamente como planejar um roteiro, é preciso pesquisar. E nisso a disponibilidade de tempo vai ser essencial. Você pode tirar alguns dias para ler dicas na internet, conversar com amigos, ver as experiências de outras pessoas etc.

A melhor parte é que essa etapa do planejamento já antecipa alguns prazeres das férias e gera uma expectativa gostosa sobre o que você fará nos seus dias de folga. Esse é outro benefício de programar viagem com antecedência.

6. Melhor organização financeira

Por fim, uma das principais vantagens de se planejar é conseguir pagar todos os custos sem dificuldade. Seria bem desconfortável fazer uma viagem mais controlada por não ter conseguido juntar o dinheiro necessário, não é mesmo?

A melhor maneira de evitar isso é aproveitando bem o tempo. Afinal, nenhum sonho é impossível: até mesmo uma grande viagem internacional pode se realizar, ainda que você precise se programar financeiramente com um ou dois anos de antecedência. Para destinos nacionais esse tempo pode ser de alguns meses.

Uma estratégia muito interessante para fazer essa organização financeira é adquirir um título em um clube de turismo. Assim, você paga mensalmente o valor da cota e garante a realização de uma ótima viagem todo ano sem apertar demais o seu orçamento, já que as mensalidades têm valor fixo.

Quer mais vantagens? Além da reserva do hotel, o clube de turismo também ajuda a diminuir vários gastos das viagens. Isso porque os membros aproveitam descontos em passagens aéreas e em alguns serviços — como locação de carros — em diversas cidades.

Sem dúvida, usar algumas estratégias para programar viagem com antecedência ajuda você a realizar seus sonhos com mais tranquilidade. Aproveitando esses benefícios fica mais fácil descansar e se divertir nas férias sem enfrentar problemas e nem gastar muito. 

E então, este artigo fez você desejar a próxima viagem? Aproveite para saber o que deve considerar ao ir para destinos nacionais em baixa temporada!

,