Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiCom uma das maiores zonas costeiras do mundo, o Brasil tem uma grande quantidade de praias. De águas frias ou quentes, cristalinas ou com manguezais, há muita diversidade para todos os gostos.
Se quer fugir da areia lotada e aproveitar a natureza, separamos 9 das praias mais bonitas do Brasil para você. Pouco conhecidas — algumas quase desertas —, são ótimas opções para conhecer mais o país e ter férias maravilhosas. Confira!
Pensar em praia traz a ideia de água, sol e areia, mas viajar para o litoral pode ser mais interessante que isso. É claro que você pode relaxar em um resort à beira-mar e ficar na areia observando as ondas, mas sempre há muito mais a se explorar.
Vale a pena ver as diferentes espécies de animais, as curiosas formações rochosas e praticar atividades náuticas e terrestres. Andar pela cidade também é uma forma de vivenciar a cultura local, entrando em contato com o povo, a gastronomia e a história da região.
Goiabal, Pirangi e Macapá são alguns exemplos não muito conhecidos das praias mais bonitas do Brasil, onde você tem experiências inesquecíveis. Confira mais opções!
Pirangi está localizada a 22 km de Natal. O Rio Pirangi a divide em norte e sul, sendo o lado sul menos urbanizado. No lado norte, você pode praticar esportes como o kitesurf e o windsurf, fazer passeios de quadriciclo e conhecer o maior cajueiro do mundo! Já em Pirangi do Sul, cercada por recifes, é possível pescar, relaxar em piscinas naturais e ver os bancos de corais na maré baixa.
A 2ª na lista das praias mais bonitas do Brasil fica na cidade de Tamandaré — PE. Lá, você pode navegar pelo Rio Ariquindá observando o mangue e visitar a Igreja de São Benedito, erguida à beira-mar no século XVII. Dentre os diversos pontos turísticos, pode conhecer os recifes de corais e as piscinas de formação natural, além de aprender sobre a história da região visitando o Forte de Santo Inácio de Loyola, parte da história da Guerra dos Cabanos, no século XIX.
200 km distante de Salvador, Maraú tem aquele cenário paradisíaco: praias desertas com longas faixas de areia branca, mar azul e extensões de vegetação repleta de coqueiros. Você pode escolher tanto Barra Grande, para aproveitar as águas mornas, quanto praticar mergulho nas piscinas de Taipu de Fora. Pode ver os manguezais na Baía de Camamu ou se hospedar confortavelmente na praia deserta de Algodões. Na dúvida, visite todas!
Na cidade de Cananéia, ocorre o encontro de águas doces com o mar. Em meio a dunas, restingas, manguezais e Mata Atlântica, surge a Ilha do Cardoso, um paraíso de preservação ecológica. Com acesso por pequenas embarcações, é possível visitar as praias do Fole Grande e do Fole Pequeno e conhecer comunidades tradicionais.
Outras atrações são o passeio de escuna com acompanhamento de botos cinza; o Morro São João, com caminhadas pela Mata Atlântica na Trilha do Mirante; e a observação de casarões históricos do século XVIII.
No norte do estado, a região de Luís Correia é uma das mais famosas. Apesar de suas lindas praias receberem milhares de turistas, uma delas, a Praia do Macapá, ainda é um refúgio.
Com águas mornas e ventos fortes, você tem a opção de praticar esportes radicais, relaxar nas lagoas naturais na maré baixa e observar a vista do grande banco de areia. Como a região é cheia de rios, como o Camurupim e o Macapá, a pesca também é uma atividade praticada tanto por moradores quanto por turistas.
Calçoene, cidade do centro-nordeste do Amapá, não é um grande centro turístico, mas é um local que vale a pena ser visitado. Dentre suas belezas naturais, destacam-se o Parque Arqueológico do Solstício, onde há o “Stonehenge do Amapá”, e a Praia de Goiabal, a única de água salgada do estado.
Acessível por estrada de terra e distante da cidade apenas por 14 km, a praia é banhada pelo Oceano Atlântico, daí sua “particularidade”. Outra curiosidade da região é que muitos festivais, como o “Goiabal Verão”, ocorrem em julho. A explicação é que, por estar acima da linha imaginária do Equador, a cidade se encontra no hemisfério norte, onde, em julho, a estação é o verão.
São Miguel do Gostoso está a aproximadamente 117 km de Natal. Com uma população de pouco mais de 10 mil habitantes, a cidade vem atraindo turistas por sua bela região de praias limpas e quase desertas, onde três são destaque.
Ponta do Santo Cristo atrai os praticantes de esportes de vela como o windsurf, devido aos ventos fortes. Já a Praia da Xepa localiza-se mais perto da rua principal, com acesso a restaurantes e hotéis, mas, ainda assim, é quase deserta! Por fim, a Praia do Maceió é a mais isolada, onde você só verá pessoas distantes ou barcos no mar, sendo o local ideal para uma caminhada tranquila na areia.
Em certas épocas do ano, como o carnaval, a cidade pode ser um pouco mais agitada, mas você também pode aproveitar momentos tranquilos em Rio das Ostras. Na praia de Costazul, assistir ao pôr do sol do píer de 200 metros é apenas um dos atrativos para observar a natureza. Outros deles são a Praia da Joana, os Costões Rochosos e a vista da Figueira Centenária.
Você também pode levar as crianças para brincar na Praça da Baleia; visitar o Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba, com indícios de civilização de 4.000 anos; ou observar as espécies do Parque Natural Municipal dos Pássaros.
Embora se localize na Região Metropolitana de Salvador, o município de Camaçari conta com três áreas de proteção ambiental e regiões pouco habitadas, como Arembepe: uma praia com dunas e coqueirais que abriga, entre ela e o Rio Capivara, a Aldeia Hippie.
Famoso na década de 1960, o local já foi refúgio para celebridades internacionais que buscavam experiências introspectivas. Se quiser visitar a aldeia, não encontrará grandes estruturas de hospedagem, mas poderá ficar em bangalôs ou alugar uma barraca para acampar, podendo pagar a hospedagem com trabalho.
Se você está procurando um destino tranquilo para passar as férias, visite uma das praias mais bonitas do Brasil. Cada estado com litoral tem características únicas, e o que não vai faltar são escolhas para você ter férias incríveis!
Gostou do conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais!