03/05/2019

Praias do Caribe: um guia das principais atrações locais

Muitas pessoas sonham em conhecer as praias do Caribe e ver de perto o mar de água azul turquesa e a areia branca que juntos formam uma paisagem tão incrível que parece ter saído de uma pintura. Você também está nesse grupo?

A região não fica tão distante do Brasil e pode ser uma excelente opção para as férias, para a lua de mel, entre outras ocasiões. Contudo, é preciso programar bem o passeio, afinal, há tantas praias e locais para conhecer que fica até difícil montar o roteiro da viagem.

O destino não é dos mais econômicos e se você tem o sonho de conhecer as praias do Caribe é recomendado fazer um planejamento financeiro. Esse é um ponto importante, pois será necessário considerar passagens aéreas, hospedagem, deslocamento, alimentação, entre outros itens, além, é claro, da cotação da moeda.

Quando se fala no Caribe, um dos principais lugares que vem a mente é Cancún, entretanto, o mar do Caribe ainda engloba outros locais a exemplo da República Dominicana, Curaçao, Aruba, Bahamas e Bermudas.

São tantas opções que fica até difícil decidir qual delas conhecer primeiro, não é mesmo? Por isso, para ajudar os viajantes que estão com essa dúvida, preparamos um guia com as praias mais bonitas e as principais atrações do Caribe.

Ansioso para saber mais sobre esse destino e se encantar com ele? Então, continue a leitura!

Saiba mais sobre a geografia do Caribe

Antes de descobrir quais são as principais praias do Caribe é importante que você saiba mais sobre o assunto. A região é extensa e pode gerar uma certa confusão sobre os territórios que fazem parte dela.

O Mar do Caribe, ou Mar das Caraíbas, fica localizado a leste da América Central, a Norte da América do Sul e ao Sul da América do Norte, ou seja, acaba banhando países de diferentes continentes.

Diversos territórios contam com praias com o mar do Caribe. Entre eles estão: Colômbia, Porto Rico, Costa Rica, Venezuela, Cuba, Jamaica e Panamá. Por isso, antes de programar a sua viagem, é preciso conhecer as características da região para definir os melhores locais para o passeio.

O Caribe é um dos destinos mais procurados do mundo e está sempre presente em listas de viagem. De acordo com dados da Organização de Turismo do Caribe (CTO), 30 milhões de turistas visitaram a região em 2017.

Alguns dos destinos que estão em alta e atraem diversos turistas ao longo do ano são Aruba, Curaçao, Punta Cana e Varadero. A viagem pode ser feita via transporte aéreo ou em cruzeiros.

Praias para conhecer no Caribe

As praias do Caribe, provavelmente, fazem parte da viagem dos sonhos de muitos turistas, seja para passar a lua de mel, seja em uma viagem em família, com amigos ou mesmo para conhecer sozinho.

Além das paisagens paradisíacas, os destinos turísticos contam com uma boa rede de hospedagem que vai de pousadas simples até resorts. Entretanto, antes de definir o hotel, é preciso escolher o local da viagem. A seguir, apresentaremos algumas boas sugestões para isso. Confira!

1. Punta Cana, República Dominicana

Essa é uma das principais praias do Caribe e é bastante visitada por brasileiros. Isso acontece devido ao acesso facilitado e a infraestrutura hoteleira da região. É possível encontrar voos diretos saindo de São Paulo e que chegam ao destino em cerca de 7 horas de viagem.

No quesito hospedagem, os resorts com sistema all inclusive são as opções preferidas de muitos viajantes. Esses hotéis ficam mais próximos à orla e agregam conforto e comodidade aos turistas, sendo indicados para casais, grupos de amigos e para quem viaja com crianças, visto que esses estabelecimentos contam com uma grande área para lazer e entretenimento de públicos de diversas idades.

Punta Cana é dividida em diferentes praias: Uvero, Macao, Arena Gorda, El Cortecito, Playa Bavaro, Cabeza de Toro e Playa Blanca. Há opções de hospedagens em todas elas, mas a área mais indicada é Bavaro, onde o mar é mais tranquilo e está localizado a maior parte dos hotéis.

Passear pelas lindas praias e usufruir da infraestrutura dos resorts, sem dúvida, são as principais atividades dos turistas que visitam Punta Cana. Mas ainda é possível fazer passeios de buggy, lancha, cavalgada, visitar cassinos e shopping centers, além de conhecer outros locais pela região. Algumas opções de passeios são:

  • Ilha Saona: é um dos principais passeios de Punta Cana e foi utilizada como locação do filme Lagoa Azul. O trajeto é feito uma parte em via terrestre e outra com catamarã. A ilha tem paisagens lindíssimas e o passeio dura o dia todo;
  • Terra dos Macacos: uma boa opção para quem viaja com crianças. Os turistas realizam o passeio em um veículo safári e podem conhecer o habitat do macaco-esquilo;
  • City tour em São Domingos: Quem gosta de conhecer cidades mais urbanas pode fazer o passeio de um dia na capital dominicana. Ela é conhecido por ser a cidade mais antiga das Américas e fica a cerca de 200 km de Punta Cana.

2. Ilha de Curaçao

Curaçao é outro bom destino para visitar no Caribe, tendo um clima agradável ao longo de todo o ano e paisagens paradisíacas.

A ilha foi colonizada pela Holanda e apresenta uma arquitetura característica do país — as casas coloridas deixam o local ainda mais charmoso e diferenciado. Além disso, assim como outras praias do Caribe, Curaçao apresenta mar com água cristalina e com cor azul-turquesa.

Entre as principais praias para conhecer estão Kenepa Grandi, que apresenta uma paisagem espetacular e encanta os turistas, Cas Abao, Porto Mari e Mambo Beach. Quem busca um lugar mais tranquilo também pode visitar Klein Curaçao, ou pequena Curaçao, que fica em uma ilha. O percurso é feito com barco e dura cerca de 2 horas partindo da capital Willemstad.

Algumas sugestões de passeios para incluir no roteiro são:

  • Hato Caves: tour guiado pela caverna para conhecer mais sobre a história e a geografia do local;
  • Aquário Curaçao: opção de passeio em família com observações de espécies marinhas, shows de golfinhos, entre outras atividades;
  • Willemstad: reserve algumas horas para passear por Punda, na parte central da cidade, e conhecer a ponte Queen Emma.

Curaçao é um dos destinos das Ilhas ABC (Aruba, Bunaire e Curaçao) e devido à proximidade dos locais, alguns turistas acabam dividindo a viagem entre eles, principalmente entre Aruba e Curaçao.

Aruba tem belas paisagens, vida noturna agitada e bons espaços para compras. Já Bonaire, tem belezas naturais preservadas e é um bom destino para mergulho.

3. Maho Beach, St-Maarten

Maho Beach é uma das principais praias de St. Maarten. Ela fica em frente ao aeroporto e a chegada e a decolagem dos aviões se torna uma atração à parte para os turistas que estão na faixa de areia. Os registros fotográficos são surpreendentes!

A paisagem, a água cristalina, um mar que pode variar entre ondas tranquilas e um pouco mais fortes, dependendo do tempo, e a boa estrutura com bares e restaurantes são outros atrativos da viagem.

O lado esquerdo da praia é mais movimentado devido à proximidade com o aeroporto e os estabelecimentos comerciais. Contudo, se quiser mais tranquilidade, opte por ficar do lado direito.

4. Crane Beach, Barbados

Barbados é mais uma boa opção para quem deseja conhecer as praias do Caribe. A ilha tem lindas paisagens e atrações muito interessantes.

O tempo é agradável ao longo de todo o ano, mas o mês de julho pode ser um pouco mais chuvoso. Quem deseja visitar o destino durante a alta temporada, entre dezembro e abril, precisa programar a viagem com uma certa antecedência e se preparar para valores um pouco mais altos.

Barbados tem diversos locais interessante e Crane Beach é um dos que valem a pena conhecer. Essa praia fica no lado sudeste da ilha e já foi considerada uma das mais bonitas do Caribe, de acordo com pesquisa de um portal americano de viagem.

O destino encanta os turistas pela paisagem com areia em tom de rosa e pela tranquilidade. A primeira vista, ela parece ser exclusiva de um resort, mas mesmo quem chega de outras regiões consegue acessá-la tranquilamente.

Se você estiver buscando uma linda praia e um resort com sistema all inclusive para se hospedar, essa é uma boa opção. Além de toda a infraestrutura da hospedagem, você ainda encontrá supermercado, restaurantes e bares nos arredores.

Em uma viagem de cerca de uma semana é possível conhecer outros atrativos de Barbados, a exemplo das praias Carlisle Bay, Sandy Beach, Brighton Beach, Bathseba e Paynes Bay Beach. Outras opções de atividades são:

  • visita a Harrison Cave;
  • visita a Animal Flower Cave;
  • passeio de submarino;
  • mergulho;
  • passeio de barco ao redor da ilha.

5. Playa Blanca, Colômbia

Quando se fala no Caribe Colombiano, Playa Blanca é uma das praias mais famosas. Ela fica em Cartagena e é possível acessá-la de carro ou com passeios de agências.

A praia é bastante movimentada, especialmente aos fins de semana, e conta com opções de quiosque. A beleza impressiona, a água transparente e a areia branca formam uma paisagem inesquecível, mas é preciso programar bem o dia da viagem. De maio a novembro a ocorrência de chuva é maior e pegar um dia nublado pode comprometer um pouco a sua experiência.

Além de conhecer Playa Blanca, você pode aproveitar a viagem para visitar outros pontos da cidade. Na região central estão a Cidade Amarulhada, a Torre do Relógio e o Palácio da Inquisição, além de praças, igrejas e outros edifícios históricos.

O Castelo San Felipe e o Convento Santa Cruz de La Popa também são boas opções para incluir no roteiro. A vida noturna em Cartagena é animada, há restaurantes, bares e outras atrações.

6. Eagle Beach, Aruba

Aruba é uma ilha que fica próxima à Venezuela e faz parte das Ilhas ABC, sendo outro bom destino para conhecer as lindas praias do Caribe e se impressionar com as belezas da região. As areias brancas, os coqueiros e o mar em tom deslumbrante surpreendem os turistas e resultam em boas recordações e lindas fotos.

Eagle Beach é uma das praias urbanas de Aruba, porém, é um pouco mais tranquila que a sua vizinha Palm Beach, onde se encontra uma grande variedade de hotéis e estabelecimentos comerciais.

A beleza dessa praia se diferencia pela larga faixa de areia, um mar quase sem ondas e pela presença das famosas árvores tortas (chamadas de Divi-divi), que são um dos cartões-postais da ilha.

Outros pontos turísticos para conhecer em Aruba são: Baby Beach, Rogers Beach, Crystal Casino e Parque Nacional Arikok. O parque é uma área de preservação ambiental e é recomendado que o passeio seja feito em veículo 4x4, pois o acesso é um pouco complicado. Por lá você poderá visitar a Foutain Cave, uma caverna que tem desenhos rupestres, e a piscina natural Cura di Tortuga.

7. Playa del Carmen, México

O Caribe Mexicano é outro destino que recebe milhares de turistas. E não é para menos, se as paisagens paradisíacas já encantam pelas fotos, imagina pessoalmente? São diversos lugares que valem a visita, a exemplo de Playa del Carmen, Cancún, Cozumel, Islas Mujeres e Tulum.

Playa del Carmen fica a 70 km de Cancún e é uma boa escolha para a hospedagem. A praia tem água cristalina e sem ondas, sendo um convite para passeios com crianças ou para um mergulho tranquilo. Além disso, a região tem uma rede hoteleira variada, além de bares e restaurantes. 

Quem busca fugir um pouco dos destinos famosos e deseja conhecer lugares diferentes pode esticar o passeio até a Ilha Cozumel, que fica a cerca de 20 km de Playa Del Carmen. O local pode não ser tão famoso quanto a sua vizinha, mas é uma boa opção para quem gosta de mergulhar. Por lá, é possível conhecer um dos recifes de corais mais bonitos do mundo.

Além de visitar as lindas praias, você pode aproveitar a viagem para conhecer mais sobre a Civilização Maia. Para isso, a dica é fazer passeios de um dia para o sítio arqueológico de Chichén Itzá. Ele fica a cerca de 200 km de Playa Del Carmen e guarda importantes construções, como a Pirâmide de Kulkulcan.

Se você quiser unir história e belezas naturais, Tulum é um bom destino para incluir no roteiro. Na região há um contraste das ruínas com o mar. Então, é possível visitar o sítio arqueológico e ainda se refrescar na praia.

8. Cable Beach, Bahamas

Bahamas faz parte do roteiro de muitos cruzeiros, que aproveitam o porto da capital Nassau para uma parada estratégica e para que os turistas conheçam esse destino.

Entre os locais mais interessantes para visitar por lá estão Cable Beach, Junkanoo Beach e Cabbage Beach. Em alguns lugares é possível fazer mergulho, passeios de barco entre outras atividades.

Bahamas também tem algumas ilhas particulares como a Castaway Cay, ilha da Disney que recebe o cruzeiro Disney Dream, e uma ilha particular da Royal Caribbean.

Cable Beach é um bom destino tanto para quem chega com o cruzeiro, e tem um período curto para aproveitar a viagem, quanto para quem pretende ficar alguns dias por lá. A praia tem as cores características do Caribe e fica a cerca de 15 minutos de carro do porto de Nassau. Ela recebe a visita de muitos turistas devido ao fácil acesso e a infraestrutura da rede hoteleira.

9. Varadero, Cuba

O Caribe Cubano também não poderia ficar de fora deste guia e Varadero é um bom destino para isso. Ele fica a 140km de Havana e é dividida em Varadero Velha e Varadero Nova, essa última conta com excelentes locais para hospedagens.

Essa área de Cuba é bastante desenvolvida e voltada para o turismo, ela tem paisagem deslumbrante, opções de resorts de luxo, hotéis, parques e faixa de areia extensa. É uma boa área para curtir a praia e realizar outras atividades como mergulho, passeio de caiaque etc.

Outras praias com paisagens exuberantes para conhecer em Cuba são:

  • Jibacoa: fica a 45km de Havana e é um bom local para fazer snorkeling e ver as formações de recife;
  • Praia Santa Lúcia, Camaguey: paisagem com areia branca e dourada em 21 km de extensão;
  • Praia Sirena, Cayo Largo: Considerada uma das praias mais bonitas de Cuba, conta com hotéis com sistema all inclusive e possibilidade de fazer atividades aquáticas.

10. Ocho Rios, Jamaica

Jamaica é mais um destino para fazer turismo nas praias do Caribe. A ilha tem natureza exuberante, cachoeira e lindas praias.

A costa norte é a mais desenvolvida para o turismo, onde se encontram Montego Bay, Port Antonio e Ocho Rios. Esse último é um dos destinos mais conhecidos do país, mas pouco visitado pelos brasileiros.

Assim como Montego Bay, Ocho Rios recebe alguns cruzeiros, por isso, a movimentação de turistas pode ser intensa em algumas épocas. Ele apresenta lindas praias, além de uma cachoeira (Dunn’s River Falls) surpreendente.

Outras praias para visitar na Jamaica são:

  • Doctor’s Cave Beach, em Montego Bay: uma das praias mais badaladas da região;
  • Negril: bom local para curtir o pôr do sol e provar pratos caribenhos;
  • Frenchman’s Cove em Port Antonio: essa linda praia é privativa, sendo assim, será necessário pagar uma taxa para visitá-la;
  • Blue Lagoon ou Lagoa Azul, Port Antonio: local onde foi filmado cenas do filme Lagoa Azul, o mar tem uma constante mudança de cor, o que encanta os turistas;

Como planejar a viagem

A viagem para as praias do Caribe deve ser programada com antecedência. Além da infinidade de destinos, é preciso analisar os passeios, opções de hospedagem, conferir a documentação necessária, fazer um planejamento financeiro, câmbio de moedas, entre outras etapas.

O orçamento do passeio pode variar bastante de acordo com o destino e o estilo de hospedagem. Barbados, por exemplo, é considerado um local mais luxuoso, então os preços serão mais elevados. É importante considerar todos esses fatores.

O título de turismo pode ser uma boa opção para a hospedagem. Dessa forma, o viajante paga mensalidades antecipadas, podendo escolher entre as categorias executivo e superior. Depois, pode usar as diárias para se hospedar em hotéis fora do país, ficando, no final, mais em conta que o valor das tarifas.

Após escolher o destino desejado, faça uma pesquisa detalhada sobre as praias e atrativos do local para definir o roteiro da viagem e conseguir aproveitar bem enquanto estiver por lá.

Em relação às temperaturas, o tempo é agradável ao longo de todo o ano, porém é preciso analisar as características climáticas do destino já que alguns lugares podem apresentar dias mais chuvosos. A alta temporada no Caribe vai de dezembro a abril, portanto a melhor época para a visita são os meses de março e abril, quando os dias são mais secos na maioria dos destinos.

Algumas dicas para a organização da viagem são:

  • defina o destino;
  • escolha o local da hospedagem;
  • confira a documentação necessária para ingressar no país — em alguns destinos pode ser necessário passaporte, visto e vacinas;
  • defina as datas da viagem e compre as passagens aéreas;
  • providencie cartões internacionais e compre dólar — embora os territórios tenham moedas distintas, no Caribe turístico a moeda utilizada é o dólar;
  • providencie o seguro viagem;
  • veja se será necessário alugar carro;
  • monte o roteiro;
  • organize as malas: não esqueça de levar óculos de sol, protetor solar, chapéu, carregador de celular entre outros itens.

As praias do Caribe são lindas e, independentemente de qual seja a escolhida, sem dúvida, você irá se surpreender com as belezas e atrativos do local. Veja abaixo, alguns destaques de cada destino.

  • Punta Cana: uma alternativa interessante para quem busca resorts com sistema all inclusive;
  • Ilha de Curaçao: uma sugestão para conhecer lindas praias e apreciar a arquitetura diferenciada;
  • Maho Beach, St Marteen: tem lindas paisagens e apresenta uma experiência diferente devido à proximidade com o aeroporto;
  • Crane Beach, Barbados: destino com boas praias, atividades turísticas e variedade de hospedagem;
  • Playa Blanca, Colômbia: Cartagena é um destino para quem pretende priorizar vida noturna e passeios culturais;
  • Eagle Beach, Aruba: uma boa opção para quem busca dias de sol com boa infraestrutura em estilo americano;
  • Playa del Carmen, México: um bom destino para quem quer curtir a praia, mas também gosta de fazer passeios históricos;
  • Cable Beach, Bahamas: bom local para visitar em viagens com cruzeiros ou nas férias;
  • Varadero, Cuba: o Caribe Cubano apresenta paisagens paradisíacas e opções de hotéis e resorts;
  • Ocho Rios, Jamaica: indicado para quem busca um destino diferente e lindas paisagens.

Cada destino tem as suas particularidades e é difícil dizer qual deles é o melhor. A dica é analisar atentamente o guia acima, conferir a forma de deslocamento e os valores para definir qual é o mais interessante de acordo com o perfil da família, a duração e o período da viagem.

Gostou das dicas do nosso Guia de Praias do Caribe? Então, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre viagem!

,