30/10/2018

Os 6 melhores aplicativos para organização financeira

Tem objetivos de vida, mas não sobra dinheiro para realizá-los? O que acha de colocar ordem nas suas finanças? Para isso, conheça agora os 6 melhores aplicativos para organização financeira!

Você tem objetivos para o futuro, mas não consegue realizá-los? Comprar um apartamento, trocar de carro ou fazer aquela viagem dos sonhos são realizações que ainda parecem distantes? Isso é bem comum, pois o brasileiro tem certa dificuldade em administrar seu dinheiro. Para enfrentar esse problema, a tecnologia dá uma força com os aplicativos para organização financeira.

Com eles, não há desculpa para a desorganização financeira. Como o celular está sempre à mão, esses aplicativos se tornam excelentes ferramentas para o controle das finanças, por conta das suas funcionalidades. Dessa maneira, a realização dos seus objetivos fica mais próxima.

Quer mais detalhes sobre esses aplicativos? Eles estão logo abaixo. Aproveite!

1. Guia Bolso

Com mais de 5 milhões de instalações pelo Google Play, o Guia Bolso é um dos aplicativos para organização financeira mais utilizados pelos brasileiros. A explicação para tanta popularidade pode estar em um diferencial que ele tem: conecta automaticamente com a sua conta bancária e o seu cartão de crédito. Assim, não é necessário cadastrar cada despesa no app.

Se por um lado essa funcionalidade facilita, por outro dá certo receio em colocar seus dados bancários no app, inclusive a senha. Segundo a desenvolvedora do aplicativo, não há risco, pois os dados são criptografados e eles não têm acesso.

Com o Guia Bolso, você consegue saber para quais categorias de gastos o seu dinheiro está indo, como lazer, moradia, mercado, entre outras. Assim, fica mais fácil controlar o dinheiro. Existe também a possibilidade de estabelecer um teto de despesas para cada categoria e ser avisado ao se aproximar desse valor.

Está disponível gratuitamente, tanto para Android quanto para iOs.

2. Mobills

O Mobills é outro que está entre os aplicativos para organização financeira mais utilizados. Ele tem funções bem parecidas com as do Guia Bolso, como a separação das despesas em categorias e a criação de alerta ao se aproximar do limite programado para cada uma delas.

A vantagem do Mobills está no layout intuitivo. Ao utilizar mais cores e ícones, a visualização fica facilitada. Outra diferença é que não tem a sincronia automática com os bancos e cartões, o que pode ser uma vantagem para alguns ou uma desvantagem para outros.

Porém, o app consegue contornar a falta de sincronização de uma maneira bem engenhosa. É possível autorizar o aplicativo a ler automaticamente SMS. Assim, quando o seu banco envia uma mensagem avisando sobre alguma transação, o aplicativo lê a mensagem, captura os dados e lança no seu histórico. No entanto, para isso funcionar, o seu banco e a sua operadora de cartão precisam disponibilizar esse serviço.

Quanto ao preço, o Mobills tem opção gratuita e paga. No caso da segunda, o usuário pode optar por pagamentos mensais, trimestrais ou anuais. O Mobills está disponível no Google Play e na App Store.

3. Organizze

Para quem prefere um app mais simples e fácil de utilizar, com visual bem limpo, o Organizze é uma opção bastante interessante. Ao cadastrar as entradas e saídas de recursos, o aplicativo cria gráficos para você entender melhor como está gastando seu dinheiro.

Além disso, há a versão paga, que acrescenta algumas funcionalidades interessantes para quem quer organizar as finanças. Entre elas está um alerta para você não se esquecer de pagar as contas no vencimento e, assim, evitar cobrança de multa e juros. Tem também a definição de metas, para facilitar a realização dos seus objetivos.

Tanto usuários de Android quanto os de iPhone podem instalar esse aplicativo.

4. Minhas Economias

O Minhas Economias tem uma facilidade a mais em relação aos outros apps para organização financeira. Há a possibilidade de fazer o controle dos seus gastos também pelo computador, via web. Com os dados na nuvem, o usuário pode cadastrar as despesas pelo aplicativo de celular e depois ver os gráficos e relatórios no computador. Na tela maior fica mais fácil compreender as informações.

Para completar, há diversos cursos de educação financeira disponíveis no site, além de dados sobre finanças e investimentos, como um comparativo de fundos. O aplicativo Minhas Economias é grátis e está disponível no Google Play e na App Store.

5. Money Lover

O funcionamento do Money Lover é bem parecido com os demais aplicativos para organização financeira já citados. Nele, você cadastra as despesas e receitas em diversas categorias e poderá visualizar por meio de gráficos e relatórios para onde o seu dinheiro vai. Também é possível criar novos grupos de gastos, além dos que já vêm por padrão no app.

O diferencial desse app que justifica a presença dele nesta lista é o Modo Viagem. Essa funcionalidade permite que você lance seus gastos em outras moedas, enquanto estiver em viagem ao exterior. Assim, você não perde o controle financeiro por conta da variação cambial.

O Money Lover tem versão gratuita e um plano premium, com mais opções. Está disponível para Android e iOs.

6. Wally

Assim como os demais aplicativos para organização financeira, o Wally cria gráficos baseados nas receitas e despesas cadastradas. Porém, esse app tem duas funcionalidades que vão ajudar muito a controlar as suas finanças.

A primeira é a utilização da geolocalização no cadastramento da despesa, tornando o processo mais rápido. Funciona assim: supondo que você foi ao restaurante e cadastrou ali uma despesa com alimentação. Na próxima vez que for a esse estabelecimento, o app já saberá qual será a categoria da despesa.

A segunda é a digitalização de recibos. Com essa funcionalidade, é possível fotografar os recibos de cada uma das compras que realizar e salvar no aplicativo. Assim, você dispensa o papel e não corre o risco de perder. Dessa maneira, fica mais fácil para conferir a fatura do cartão, por exemplo.

O app Wally é grátis, porém, o desenvolvedor criou diversos plug-ins pagos para aumentar as opções do aplicativo. Wally está disponível no Google Play e na App Store.

Então, já escolheu qual desses aplicativos para organização financeira você vai instalar no seu smartphone? Opções não faltam, certo? O que não pode é deixar de ter total controle sobre as suas finanças.

Usa outra maneira para administrar o seu dinheiro? Conhece outro aplicativo ou não gostou de algum da lista? Não deixe de comentar logo abaixo! Compartilhe conosco e com os demais visitantes as suas experiências!

,