Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiImagine a seguinte situação: você está em busca de uma residência, mas não tem dinheiro para comprá-la à vista. Nesse caso, é bem provável que você tenha ficado com a dúvida: financiamento ou consórcio?
Muitas pessoas alimentam incertezas a respeito dessas duas alternativas de pagamento facilitado, diluído ao longo de vários meses. Isso significa que as nuances entre financiamento e consórcio ainda não foram devidamente explicadas, algo que resolveremos a partir de agora.
Que tal parar de perder tempo e descobrir, afinal, qual é a melhor escolha de um jeito objetivo e esclarecedor? Continue a leitura para conhecer os detalhes realmente necessários antes de optar por um financiamento ou consórcio!
Em primeiro lugar, você deve ter clareza sobre o que é um consórcio. Trata-se de um grupo que pode contar com a participação de pessoas físicas e jurídicas, todas interessadas na aquisição de um determinado bem.
Em termos simplificados, o consórcio possibilita aos consorciados a possibilidade de criar uma reserva financeira. O montante, é claro, tem endereço certo: a concretização da compra do item desejado. No caso do consórcio imobiliário, o bem em questão é justamente o imóvel.
Com base nos pagamentos efetuados por todos os integrantes do consórcio, a empresa administradora consegue liberar cartas de crédito. O consorciado depende dessa carta para, de fato, adquirir o imóvel. O valor de cada carta de crédito será o mesmo valor especificado em contrato, assegurando o seu uso para:
Para usufruir da carta de crédito, é necessário ser contemplado via lance ou sorteio. O primeiro caso é caracterizado pelo adiantamento do pagamento de uma determinada quantidade de mensalidades. O consorciado que adiantar o maior valor é beneficiado com a carta.
Sobre as políticas de lances, é importante notar que cada administradora de consórcios estabelece suas próprias condições. Então, basta verificar o que a sua diz sobre o assunto no campo do contrato destinado a esse fim. Desse modo, você pode se programar para oferecer um lance que tenha mais chances de sair vitorioso.
Já a segunda alternativa se refere ao sorteio das cotas integrantes do consórcio em si. É importante ressaltar que a probabilidade de sucesso de uma dada cota é rigorosamente a mesma das demais. Em outras palavras, nenhum consorciado recebe qualquer tipo de vantagem. Vale, ainda, mencionar o uso do FGTS para acelerar a conquista da carta de crédito.
O financiamento imobiliário, por sua vez, é uma forma de parcelar a compra de um bem. Quanto maior o valor do bem envolvido na transação, mais longo costuma ser o período máximo de financiamento. Isso explica os financiamentos imobiliários extremamente longos — às vezes, a quitação é concluída pela próxima geração da família.
Diferentemente de um financiamento, o consórcio não é uma espécie de compra parcelada. A maior prova disso reside na possibilidade de o consorciado receber o imóvel apenas ao término do pagamento da última mensalidade. É exatamente por isso que o consórcio é recomendado para quem não precisa da disponibilização imediata do bem.
Logo, é fácil constatar que a maior vantagem do financiamento é o rápido acesso ao bem adquirido. O problema é o que você tem de fazer para alcançar esse precioso momento. Afinal, é preciso levar em consideração todas as desgastantes etapas de uma típica solicitação de financiamento imobiliário.
Para conseguir ser aprovado nessa modalidade, você terá de desembolsar alguma entrada — geralmente, 10% do imóvel. Existem programas que podem subsidiar esse valor, como o Minha Casa Minha Vida. De qualquer forma, o processo ainda se mantém burocrático.
Por sinal, mesmo após compilar e apresentar uma série de documentos, não há certeza alguma de aprovação do pedido de financiamento. Para se ter uma visão de todo o processo, basta mencionar a necessidade de apresentação de contracheques ou extratos bancários que comprovem a renda. Some-se a isso o registro de matrícula do imóvel atualizado no nome do vendedor.
Mais flexível do que o financiamento, o consórcio visa atrair pessoas interessadas em desenvolver uma boa educação financeira. Dito isso, vale frisar que ambas as modalidades dependem de um planejamento financeiro adequado. Saber qual é a parcela ideal é fundamental em qualquer caso.
A diferença, mais uma vez, reside na ausência de juros e constantes reajustes dos valores das parcelas de um financiamento. Lembra-se da vantagem de ter o bem rapidamente em mãos? Cabe avaliar qual é o preço a ser pago — literalmente — por isso.
Afinal, as mensalidades do consórcio não são acrescidas de juros. Tudo o que você paga são as chamadas taxas de administração, que podem estar alinhadas a uma taxa de fundo e seguro de vida. Repare que a quantia financeira desembolsada em um consórcio é bem inferior em comparação com um financiamento. Isso já é bem notável durante uma comparação entre as parcelas de cada método. Além da ausência de juros, o consórcio conta apenas com um reajuste anual.
Por fim, também é preciso encarar um consórcio mais como a criação de uma reserva financeira do que como uma compra propriamente dita. Não é à toa que muitas pessoas o enxergam como uma atrativa forma de investimento. O consórcio é uma espécie de poupança melhorada, já que facilita o planejamento de cada parcela, além de gerar uma profunda economia.
Uma grande vantagem do consórcio consiste no valor total envolvido, bem inferior, se comparado com o que se paga por meio de um financiamento.
Para comprovar isso, basta estipular os custos totais de um financiamento e de um consórcio. Você pode se surpreender com a quantia praticamente entregue à instituição financeira devido ao acúmulo de juros do período.
Além de melhor escolha sob o ponto de vista financeiro, o consórcio é uma oportunidade única. Isso, porque toda aquela análise da capacidade de pagamento fica para o momento de entrega da carta de crédito. Portanto, o consórcio não só é mais econômico, como é extremamente flexível. Se você não sabia se optava pelo financiamento ou consórcio, agora já tem bons elementos para tomar a melhor decisão.
Concluiu que o consórcio é a melhor escolha para você? Entre em contato conosco e conte com o suporte de uma equipe especializada e pronta para fazer com que os seus projetos se tornem realidade!