06/11/2018

Entenda por que adquirir um consórcio para trocar de carro é sua melhor opção

Você já considerou o consórcio para trocar de carro? Saiba por que essa é a alternativa mais econômica!

Depois de comprar um carro, nem todo mundo pensa na troca do veículo. Mas, cedo ou tarde, essa necessidade aparece. Afinal, muitos são os motivos, como o desejo de um carro novo e mais potente ou a urgência de um modelo mais adequado à família.

Seja como for, o momento é marcado por diversas incertezas. Uma delas se refere à melhor hora para efetuar a substituição. Outro questionamento tende a ser a maneira de se fazer essa troca. No último caso, você já considerou a possibilidade de aderir a um consórcio para trocar de carro?

Se você preza pelo seu dinheiro, saiba que o consórcio é um método bem econômico na hora de substituir o seu automóvel. Para conhecê-lo melhor e entender por que ele é tão vantajoso, continue com a gente nas próximas linhas!

Por que escolher o consórcio?

Basicamente, o consórcio permite que você troque de carro de forma planejada, além de propiciar uma considerável economia. Assim como não se deve fazer loucuras na aquisição de qualquer item, o mesmo raciocínio se aplica aos automóveis.

É bem provável que, depois de colocar as finanças na ponta do lápis, você fique indeciso entre financiar o novo veículo pelo método tradicional e aderir a um consórcio. Fato é que, se você não está em condições financeiras de assumir um financiamento convencional, a escolha do consórcio pode ser consideravelmente interessante.

No entanto, a entrada em um consórcio de carro não é algo tão simples para muitas pessoas. Muitas delas se preocupam com o tempo de espera para se ter o veículo, por exemplo. Logo mais abaixo, você verá todas as vantagens proporcionadas por esse tipo de consórcio. Mas, antes disso, veja como participar.

Como aderir a um consórcio?

Os consórcios são regidos por administradoras específicas e essas instituições se encarregam de vender as cotas. Após a aquisição de sua respectiva cota, cada comprador passa a ser um cotista daquele dado consórcio. O processo inclui o pagamento regular de mensalidades — sem isso, o cotista fica impedido de ser contemplado nos sorteios.

Repare que as mensalidades permanecem até o fim do contrato, mesmo que você receba a carta de crédito antecipadamente, mediante um dos sorteios. Além disso, vale ressaltar que não há incidência de juros nos valores dessas parcelas.

Antes de fechar negócio e se tornar um consorciado, você também deve atestar a regularidade da administradora junto ao Banco Central.

Quais são as vantagens de usar um consórcio para trocar de carro?

Muitas são as vantagens dessa modalidade de troca, como você poderá conferir mais abaixo.

Parcelas com baixos valores

Um dos maiores benefícios dos consórcios é o baixo valor das mensalidades em relação a qualquer tipo de financiamento. Além disso, as parcelas não são atreladas a juros. Se fosse esse o caso, cada mensalidade estaria vinculada à taxa de IOF. Por último, para aderir ao consórcio também não é exigido nenhum tipo de entrada por parte do interessado.

Possibilidade de trocar o carro anualmente

Outra enorme vantagem é a possibilidade de trocar o veículo mesmo depois da contemplação do consórcio. Trata-se de um processo denominado substituição de garantia, desconhecido por muitas pessoas. Nesses casos, o consorciado substitui o carro do seu plano de consórcio por outro.

O procedimento depende do intermédio do setor de pós-venda da instituição financeira que rege aquele referido consórcio. Observe que, pelo fato de o carro se manter alienado à instituição, o consorciado só pode solicitar a substituição de garantia conforme alguns parâmetros, como:

  • pagamento regular de todas as mensalidades associadas ao contrato;
  • avaliação do automóvel pretendido deve superar a do modelo atual ou ser, no mínimo, equivalente;
  • caso o automóvel seja um seminovo, o limite de uso é de 5 anos — considerando o ano atual;
  • cobrança de taxa — o valor depende de cada reguladora do consórcio e, geralmente, não ultrapassa R$ 500. De qualquer forma, é necessário esclarecer esse ponto junto à administradora.

Aprovação rápida do crédito

Se você já tentou ou conseguiu financiar um veículo, sabe bem como o processo pode se tornar cansativo e burocrático. Em um plano de consórcio, entretanto, há a facilidade do não preenchimento de formulários. Você também não é obrigado a indicar referências.

Normalmente, as instituições financeiras solicitam uma referência de âmbito pessoal e uma segunda, que deve ser um contato profissional. No consórcio, você só precisa confirmar que não tem nenhum tipo de restrição quanto aos setores de proteção ao crédito no momento da contemplação.

Prazos bem longos

Ao financiar um veículo por um período muito longo, o valor final atribuído pode ser bem exorbitante. Em alguns casos, é possível pagar dois veículos do mesmo modelo. Não à toa, há certo limite quanto ao valor de parcelas. Se os bancos utilizassem o mesmo período longo de um consórcio, a quitação do financiamento ficaria bem comprometida.

Em um plano de consórcio, não há nenhum problema relacionado à extensão do número de parcelas. Afinal, basta lembrar que não há juros embutidos nas mensalidades. Logo, não existem acréscimos no valor final entregue por cada cotista.

Maior tranquilidade para escolher o carro

Ao ser um cotista de um consórcio de carro, a aquisição do bem só ocorrerá mediante a concessão da carta de crédito. Para que ela chegue até você, é necessário oferecer o lance vencedor por aquele veículo — outra possibilidade é o próprio sorteio.

Assim, o consórcio é como se fosse uma aquisição planejada. Toda essa questão associada ao tempo de espera propicia a vantagem de analisar os modelos de carros disponíveis com mais atenção. Esse detalhe pode evitar grandes frustrações futuras.

Depois de ponderar todas essas vantagens, você já deve considerar o consórcio para trocar de carro, certo? A única dúvida que permanece deve ser a escolha da administradora do consórcio. Nesse ponto, a Bancorbrás é uma excelente opção, já que a empresa rege o consórcio com base em um novo conceito, mais alinhado à nossa época e às expectativas mais recentes.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco! Nossa equipe está disponível e preparada para oferecer um plano que supra suas necessidades e desejos!