09/01/2019

Consórcio para empresas: como pode auxiliar no crescimento dos negócios

Muitos gestores e empreendedores ainda não sabem que podem fazer um ótimo uso dos consórcios, garantindo formas de subsistência sem necessitar recorrer aos empréstimos e contrair dívidas.

A seguir, você vai entender como funciona o consórcio para pessoas jurídicas e quais as vantagens de usar essa modalidade para crescer. Continue a leitura para descobrir!

O que é o consórcio para empresas?

Os consórcios representam uma forma de planejamento para o futuro, a criação de uma reserva para efetuar a aquisição de bens. Para empresas, isso significa programar a compra de bens e serviços com o objetivo de expandir os negócios, como equipamentos, veículos e imóveis.

Se você já percebeu que, dentro de algum tempo, precisará investir em maquinário para atender à demanda do mercado, por que não se juntar a outras empresas e já começar a criar um fundo — com o próprio capital — para fazer os investimentos à vista no futuro? É, de fato, uma forma de fugir dos altos juros e burocracia das instituições financeiras.

Como funciona o consórcio para pessoas jurídicas?

Consórcios podem ser usados tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. A questão é que, no caso das empresas, as cotas são oferecidas apenas a outras instituições a fim de atender às necessidades de compras de imóveis ou automóveis. Mas é interessante pesquisar, pois existem grupos com as mais diferentes finalidades, incluindo a execução de serviços de comunicação, consertos e assessorias.

O grupo de consorciados segue um contrato estabelecido para criação e administração, com o mínimo de riscos para os participantes, garantido pela administradora. A capacidade financeira de cada um é avaliada, garantindo que todos paguem as mensalidades.

A concessão do crédito funciona por meio de sorteios e/ou lances, realizados nas assembleias. No primeiro caso, a decisão do contemplado é pela sorte. No segundo, as empresas podem oferecer lances para antecipar a carta de crédito (voltaremos ao assunto adiante).

Quais são as vantagens para as empresas ao investir no consórcio?

Aumento do capital de giro

O capital de giro de um negócio engloba os recursos necessários para a manutenção das operações da empresa, correto? Portanto, ter um caixa para cobrir imprevistos ou problemas (inadimplência de clientes, emergências financeiras) é essencial para a saúde do negócio, garantindo que você possa sempre tomar decisões com o mínimo de pressão.

O consórcio para empresas, quando comparado a outras modalidades de aquisições parceladas, demonstra que é possível atingir seus objetivos com retorno e sem comprometer o capital de giro, tornando operações que poderiam ser arriscadas (renovação de frota, criação ou atualização da comunicação visual, por exemplo) em investimentos separados.

Opção livre de impostos

Consórcios para empresas — assim como os grupos de pessoas físicas — são isentos de impostos (como o IOF) e juros, ao contrário dos empréstimos e financiamentos. Na verdade, eles permitem investimentos com o dinheiro da própria empresa para fazê-la crescer e prosperar, uma das características dos investimentos. Contudo, o consórcio tem que ser declarado no Imposto de Renda, recolhido pela administradora.

O melhor: não é necessário dar entrada, permitindo o parcelamento de 100% do montante definido em contrato.

Facilidades para compras à vista

Uma das melhores ações em uma empresa é garantir o máximo da sua capacidade de negociação ao efetuar uma compra. Nesse sentido, o pagamento à vista permite que você tenha acesso a descontos e facilidades impossíveis nos parcelamentos.

Nos consórcios, o contemplado recebe uma carta de crédito para fechar negócio, e o seu valor é atualizado para garantir o poder de compra de determinado produto/serviço a partir das oscilações do mercado.

Possibilidade de adiantar o pagamento

Todos os negócios trabalham com sazonalidade, a variação no nível de procura pelos produtos e serviços da empresa. Que tal aproveitar períodos de boas vendas para adiantar as parcelas? No consórcio, são três os formatos possíveis:

  • amortização direta: o valor adiantado quita um determinado número de parcelas subsequentes;

  • amortização reversa: o valor adiantado quita as últimas parcelas, antecipando o fim dos pagamentos;

  • amortização diluída: o valor adiantado é diluído no pagamento das parcelas subsequentes (diminuindo o valor das mensalidades).

A decisão de como fazer o adiantamento cabe à consorciada, de acordo com as regras do contrato.

Expansão constante

O consórcio para empresas permite que você continue a aumentar o patrimônio mesmo quando o mercado atravessar obstáculos (sem comprometer o giro!). Assim, o seu negócio estará preparado para atender às demandas do público com a retomada do crescimento na economia, sem prejuízo ou dívidas com bancos.

Diminuição da burocracia

Quem já lidou com instituições financeiras, como pessoa física ou jurídica, sabe como o processo para aprovação de crédito pode ser demorado e burocrático. Nos grupos de consórcio, no entanto, basta cadastrar a pessoa jurídica junto à administradora.

O envio da documentação necessária é feito após a contemplação. Isso permite que você tenha mais calma para preparar os papéis necessários. É um processo que gera mais vantagens e exige menos etapas para alcançar o crédito.

Flexibilidade para usar o crédito

No consórcio para empresas, o contemplado pode usar o valor da carta de crédito em qualquer bem ou serviço dentro da categoria contratada. Se a opção escolhida foi "imóveis", por exemplo, é possível comprar edifícios, escritórios, casas, terrenos ou galpões.

Mas, se o grupo tem como objetivo a aquisição de veículos, é possível criar, aumentar ou renovar a frota de acordo com as necessidades do negócio: motos, carros, caminhões, tratores e afins, o que permite o aumento dos ativos e do patrimônio do negócio de forma simples e justa, alocando recursos de acordo com os seus objetivos estratégicos para o crescimento.

Agora é hora de aproveitar as informações, pesquisar as administradoras e o consórcio para empresas que oferece as melhores condições para o seu negócio. Consulte taxas, grupos, lista de clientes e o histórico da instituição para buscar o melhor serviço para proteger os seus investimentos.

Quer conhecer mais sobre os consórcios para pessoas jurídicas? Entre em contato com a Bancorbrás agora mesmo!