Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiRoraima não está entre as capitais mais procuradas pelos viajantes, mas o que pouca gente sabe é que o destino tem muito a ser explorado pelos turistas, principalmente pelos adeptos do ecoturismo e turismo de aventura.
Para mostrar o que de melhor Roraima oferece, nós escolhemos duas cidades para você conhecer: Boa Vista e Amajarí. Confira esse paraíso do extremo Norte do país, formado por lindíssimos atrativos naturais e monumentos históricos que contribuem tanto para a beleza do Brasil.
Boa Vista
Capital do estado e banhada pelo famoso Rio Branco, Boa Vista é uma cidade com grande importância geográfica, pois faz fronteira com a Venezuela e a Guiana. Lá, os principais pontos turísticos ficam bem próximos uns dos outros, o que facilita visitar vários atrativos no mesmo dia e o melhor: tudo a pé.
Comece seu tour na Praça do Centro Cívico, o coração da cidade, onde você encontrará uma grande variedade de ruas, locais e monumentos para apreciar, visitar e tirar ótimas fotos. Conheça o Monumento ao Garimpeiro, uma estátua construída em homenagem aos trabalhadores do garimpo. Depois, dê um passeio no Centro de Artesanato, onde você poderá comprar lindas lembranças da cidade nas várias lojinhas de artesanato e conhecer o Monumento Tamanduá Bandeira, o animal símbolo da região.
Para conhecer um pouco da história de Boa Vista, a dica é visitar o Monumento aos Pioneiros, uma escultura construída em homenagem aos primeiros moradores da região e que tem, ao lado, uma placa com os dizeres “Homenagem da Cidade de Boa Vista aos Pioneiros que com coragem e esperança iniciaram a realização de um sonho chamado Roraima”. Logo ao lado do monumento, e que também carrega muita história da cidade, está Casa Petita Brasil, residência que abrigou a família do Cel. Theodoro Barreto, uma das primeiras a chegar à cidade, ainda quando a região pertencia à Província do Grão-Pará. O prédio foi fundado em 1888 e é tombado como Patrimônio Histórico Municipal.
No final do dia, vá à Praça das Águas, um local bem amplo e ideal para uma agradável caminhada. No meio da praça, você encontrará um monumento chamado Portal do Milênio que fica muito bonito no final da tarde, quando as fontes são ligadas refletindo o pôr-do-sol. Depois de passear muito, nada melhor do que uma comida típica da região para repor as energias. Experimente um dos vários restaurantes espalhados pela Praça do Centro Cívico, onde você encontrará pratos com tapioca, farinha de mandioca, paçoca de carne seca e peixes.
Nos dias em que estiver em Boa Vista, não deixe de conhecer a Praia Grande, uma praia que, durante o período de seca, se forma na outra margem do Rio Branco, caracterizada por uma extensa faixa de areia e vegetação em volta. Para chegar lá é só fazer a travessia de balsa ou em embarcações menores; em um passeio bem tranquilo.
Amajarí
A cerca de 150 quilômetros de Boa Vista, o município de Amajarí situa-se no extremo noroeste do estado às margens de um rio que leva o mesmo nome do lugarejo. Nos tempos de garimpo, Amajarí teve significativa importância para a economia do estado e hoje, por conta da exuberante vegetação e das águas dos rios que banham a região, é um dos pólos de turismo mais importantes do estado de Roraima.
Um dos principais pontos turísticos da região é a Serra do Tepequém, local que encanta pelas belíssimas cachoeiras e pelo clima bem agradável. Essa é uma ótima opção para o turismo de aventura. Por isso, comece explorando a serra com uma trilha. Por lá, é comum aparecerem animais como tamanduás, jabutis, gaviões, garças, araras e outros pequenos voadores, que embelezam o caminho e rendem belas fotos. O turista também é agraciado com paisagens e lindíssimas vistas de imensos buritizais, de onde se pode escutar o maravilhoso canto dos pássaros.
Depois de uma cansativa mas gratificante trilha pela Serra do Tepequém, um mergulho nas lindas águas das cachoeiras da região é uma ótima ideia. A Cachoeira do Barata é uma das mais bonitas e favoritas dos turistas, pois ela forma uma linda piscina natural esverdeada, ideal para tomar banho. Outra cachoeira muito famosa no município é a Cachoeira do Paiva, formada por várias quedas que, em alguns lugares, também formam poços de água naturais, ótimos para mergulho. Na região não existem grandes restaurantes. A alimentação por lá é feita pelos próprios moradores, que servem deliciosas comidinhas caseiras como galinha caipira e carne assada de panela.
O município de Amajarí também conta com outra opção para o turismo de aventura, a Ilha de Maracá – primeira estação ecológica do Brasil, que conta com um clima tropical e úmido, onde a chuva predomina de abril até setembro. A fauna da região é um pouco diferente da Serra de Tepequém (porém não menos rica), composta por onça pintada, anta, ariranha e guariba. Como muitos dos animais estão ameaçados de extinção, a visita só é permitida com autorização do Ibama.
Quer conhecer esse paraíso esverdeado que é o estado de Roraima? O Clube de Turismo Bancorbrás possui hotéis nas duas regiões: Boa Vista e Amajarí. É acessar o site e fazer a sua reserva!