31/05/2019

Como economizar na viagem? 7 dicas para você colocar em prática!

Viajar é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre é possível conhecer todos os destinos desejados, não é mesmo? Uma das dicas para tentar alcançar esse objetivo é economizar em viagens. Além disso, é preciso programá-la com antecedência e estabelecer um planejamento financeiro.

Dessa forma, fica mais fácil arcar com os custos do passeio, seja ele em um destino nacional ou internacional.

E engana-se quem pensa que as viagens de baixo custo envolvem perrengues e outros desconfortos. É possível aplicar algumas dicas mais simples e ainda manter o conforto nas férias.

Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e aprenda a economizar na viagem!

1. Escolha destinos mais econômicos

Se você estiver em dúvida sobre o destino da viagem, dê preferência para locais que sejam mais econômicos. Fazer turismo no Leste Europeu, por exemplo, tende a ser mais barato do que cidades como Paris, Berlim e Madri.

Destinos que são tendência e que recebem muitos turistas como as cidades dos EUA, do Caribe e do nordeste brasileiro costumam ter valores mais elevados. Entretanto, se você tiver o sonho de conhecer determinado local não precisa desistir disso. A dica é fazer um bom planejamento financeiro e tentar economizar em outros itens.

2. Procure viajar na baixa temporada

Quem tem datas flexíveis consegue economizar na viagem. Sendo assim, se for possível, procure tirar férias fora do período do recesso escolar, das festas de final de ano e dos feriados.

Além de passear por locais mais vazios, a baixa temporada é vantajosa também para se encontrar passagens aéreas com um valor reduzido.

3. Planeje a viagem com antecedência

planejamento é um ponto essencial para quem quer economizar na viagem. Ao estabelecer a época do passeio e conhecer os principais custos você conseguirá se preparar melhor para isso.

Além de definir os detalhes com mais tranquilidade, a atitude é positiva para pesquisar valores de passagens e adquiri-las com um melhor custo-benefício, além de levantar os recursos financeiros necessários para evitar dívidas após o retorno.

O planejamento é significativo tanto para viagens dentro do Brasil quanto em destinos internacionais. Nesse último caso ele é ainda mais importante já que pode envolver emissão de passaporte e visto, vacinação, entre outros preparativos.

4. Pesquise bem sobre o destino

Quem deseja economizar na viagem precisa conhecer bem o destino. Por isso, a dica é pesquisar qual a maneira mais econômica de ir do aeroporto até o hotel, analisar opções de restaurantes com o melhor custo-benefício, atividades turísticas gratuitas, entre outras atitudes.

Outra dica é evitar escolher um hotel que fique muito distante da região central e dos principais pontos turísticos, pois isso pode resultar em mais gastos com transporte. Quem faz a reserva por um Clube de Turismo, por exemplo, dificilmente enfrenta essa situação, já que a rede conveniada tem boa localização. 

Um bom planejamento, somado a muita pesquisa, ajuda bastante na redução dos custos. Você pode obter dicas em blogs de viagens, grupos em redes sociais, com moradores da região e até com quem conhece bem o destino.

5. Dê preferência a passeios gratuitos

Outra dica para economizar na viagem é fugir dos passeios pagos. A maioria dos destinos tem inúmeros atrativos e, normalmente, é possível encontrar muitas opções gratuitas, que vão desde passeios pela região central, parques, praias, até museus e galerias com entradas grátis em determinados dias da semana.

Algumas pessoas não abrem mão de visitar os pontos turísticos mais famosos da cidade, porém, em alguns casos, isso pode envolver custos relevantes. Sendo assim, é preciso considerar o orçamento para selecionar bem as atividades do roteiro.

Para você ter uma ideia, a soma dos ingressos para as principais atrações de Nova York, tais como o Empire State Building, Estátua da Liberdade, Rockefeller Center e Museu Metropolitan pode chegar a quase R$500 por adulto na cotação atual.

6. Faça uma planilha para controlar os custos da viagem

Para ter uma economia ainda maior, a recomendação é criar uma planilha financeira para controlar os custos disso. Após definir o destino e pesquisar bem sobre ele, você poderá estabelecer um orçamento diário para a viagem.

Escolha uma hospedagem com café da manhã para economizar nesse item e inclua custos com:

  • almoço e jantar;
  • transporte;
  • passeios;

Além disso, considere cerca de 10% sobre o valor total para casos de imprevistos, como a necessidade de pegar um táxi, compras em farmácias etc.

Durante a viagem, faça um controle dos gastos para não extrapolar o orçamento e não voltar com dívidas. Você pode contar com a apoio de aplicativos financeiros para essa missão.

É importante ter diferentes opções para pagamentos, contudo, dê preferência para pagamento à vista. Em alguns casos você pode tentar negociar descontos em passeios e compras, o que ajuda a economizar. No exterior, o pagamento com dinheiro é positivo pois evita os custos com o IOF do cartão.

7. Invista em um Clube de Turismo

Se você não tem o costume de se planejar financeiramente para a viagem, investir em um Clube de Turismo pode ser uma boa alternativa para isso e ainda é positivo para economizar na hospedagem, já que as empresas oferecem descontos nas tarifas.

Esse serviço funciona como uma poupança para viagens, em que o cliente paga valores mensais, de acordo com o plano escolhido, e depois pode reservar hotéis nacionais ou internacionais dentro do perfil desejado.

A solução também é interessante para quem ainda não sabe o destino da viagem. Dessa forma, você pode ir pagando as parcelas antes mesmo de definir os detalhes do passeio. Há uma infinidade de hotéis conveniados com boa localização e infraestrutura, então, não será difícil encontrar uma opção adequada aos seus interesses.

Com essas 7 dicas será possível economizar na viagem e ainda deixar o passeio confortável e divertido. Ao pesquisar bem sobre o destino e planejar o período com atenção, você conseguirá adequar a viagem ao seu orçamento para aproveitar as férias com mais tranquilidade.

Quer entender como funciona o Clube de Turismo e ver como ele pode ser positivo para a sua viagem? Acesse o nosso site e saiba mais!

,