10/11/2017

Caldas Novas, a casa do lazer e da diversão

            No maior complexo de águas termais do mundo a diversão não tem fim. Seja para se divertir, descansar ou desfrutar das belezas que a natureza oferece, em Caldas Novas não faltam opções de lazer, que fazem deste um excelente destino para tirar uma folguinha com a família ou com os amigos.

            Não importa a época do ano, motivos para passar alguns dias em Caldas Novas não faltam. As relaxantes águas quentes, a qualidade dos hotéis e os parques aquáticos atraem cada vez mais turistas para o município. E não é pra menos. Fora as capitais do País, Caldas está entre os quatros destinos que mais recebem turistas. A região também conta com excelentes bares e campings, sendo considerada uma das cidades mais desenvolvidas do Centro-Oeste.

Cultura

            Embora seja caracterizada pelo turismo de lazer, Caldas Novas também é um lugar para se apreciar a cultura goiana. Para conhecer um pouco mais da história, não deixe de incluir no roteiro uma visita à Primeira Casa. Erguida no século 16, o monumento mantém a originalidade e abriga um museu com móveis e utensílios da época.

            Outra dica é a visita ao Casarão do Gonzaga. O local foi construído em 1908 e preserva a arquitetura goiana dos tempos em que os pioneiros chegaram à terra das águas quentes. Os visitantes têm a oportunidade de viajar no passado onde teares, ferro à brasa e forno à lenha faziam parte do cotidiano. Por meio de uma galeria de fotos e documentos, o Casarão apresenta fatos importantes da história da região.

Lazer, natureza e diversão

            Uma das escolhas favoritas dos turistas para lazer é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, a apenas três quilômetros do centro da cidade. Por lá, mananciais preservam a flora típica do cerrado, transformando-a no lar de vários animais silvestres como: tucanos, pica-paus, seriemas, tatus e lobos-guará. As trilhas do local também ganham a atenção dos visitantes. E depois da caminhada, nada melhor do que se refrescar no poço cristalino formado por uma lindíssima queda d’água.

            E, se você quer um pouco mais de agitação, indicamos o Lago do Corumbá. Também conhecido como Salto Corumbá, o lugar é excelente para a prática de esportes náuticos, passeios de barco, pesca esportiva e visita a cachoeiras. As quedas das cascatas servem para alimentar uma usina hidrelétrica, mas transformam o local em um cenário perfeito para diversão aquática.

            Mas não são apenas as cachoeiras que garantem a diversão em Caldas Novas. Os hotéis da Rede diROMA, por exemplo, reúnem restaurantes, quadras de esportes, áreas de camping e, claro, as piscinas e parques aquáticos. Com águas mornas, adequadas para um banho relaxante, elas contam com ondas, toboáguas, entre outras opções de lazer.

Gastronomia

            A especialidade da região é a galinhada com pequi, servida em quase todos os restaurantes locais. O prato mistura arroz, pedaços de frango caipira e o indispensável pequi, que dá ao prato uma coloração alaranjada e um sabor inigualável.

            Para quem não resiste a um doce, algumas das delícias da terra são as compotas e os doces cristalizados e caseiros encontrados na vendinha da Dona Maria. As receitas foram passadas por gerações e, desde 1960, se tornaram as favoritas dos turistas. Os tachos de cobre, as fornalhas a lenha, os licores caseiros, a farinha temperada e a famosa geleia de pimenta fazem sucesso entre os visitantes.

            Quer conhecer Caldas Novas? Acesse o site e confira as excelentes opções de hotéis conveniados ao Clube de Turismo Bancorbrás na região.