Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiQuando o assunto é Bento Gonçalves logo se pensa em vinhos. E não é para menos! A região da Serra Gaúcha é a principal produtora da bebida no Brasil, sendo responsável por, nada mais nada menos, que 85% da produção nacional. E não para por aí. O local se tornou tão importante que, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 2017, o Brasil aparece na lista como 21º maior produtor mundial da bebida. E isso tudo começou graças à chegada dos imigrantes italianos no início do século XX.
Conheça um pouco mais das tradições e culturas de Bento Gonçalves, as localidades onde a bebida é produzida, os passeios e toda a beleza da região. As paisagens são de cinema, repletas de colinas com parreiras, que causam uma vontade compulsiva de querer conhecer tudo de uma só vez. Então, puxe uma cadeira, relaxe e embarque aqui conosco para conhecer dicas das principais maravilhas de Bento Gonçalves.
O Vale dos Vinhedos
Uma rápida contextualização sobre a geografia. Este é o local onde estão concentradas as principais vinícolas da região da Serra Gaúcha, desde as modernas até as mais artesanais. O lugar possui uma área 82 quilômetros quadrados, emoldurado por uma paisagem lindíssima composta por colinas, araucárias e parreirais de mais de 30 fabricantes de vinhos. O Vale é dividido entre três regiões diferentes, sendo que cerca de 60% dele pertence a Bento Gonçalves e o restante estende-se para os municípios de Monte Belo do Sul e Garibaldi.
Agora sim, vamos ao que mais interessa. Primeiro, insira no seu planejamento de viagem, pelo menos, três dias para ficar no Vale dos Vinhedos e se apaixonar por esse pedacinho da Itália no Brasil. Você vai curtir uma rota que inclui passeios e trilhas guiadas, eventos na época da colheita de uva, festivais gastronômicos e jantares harmonizados. Além disso, as visitas nas grandes vinícolas se tornam o charme do local. Não deixe de conhecer as Casas Valduga, Miolo, Salton e Perini, quatro das casas de vinhos mais conhecidas mundialmente. Têm também as “boutiques” (vinícolas menos familiares, porém são muito charmosas e possuem produções mais exclusivas), como a Almaúnica, a Pizzato, a Lídio Carraro e a Máximo Boschi. Mas se a sua vontade é degustar todos os vinhos da região, existe um roteiro enológico que passa por mais de 30 vinícolas do Vale. Uma oportunidade única de conhecer o melhor do vinho brasileiro.
O Vale dos Vinhedos também oferece outras rotas que proporcionam o conhecimento da cultura e da gastronomia do local. A primeira rota é focada em apresentar os aspectos culturais que modelaram as tradições e os costumes do Vale. Você conhecerá as festas comemorativas, lojinhas de artesanato e espaços simbólicos, como o Memorial do Vinho.
Já a rota gastronômica é a cereja do bolo, o toque final para quem já se aprofundou em todo o Vale dos Vinhedos. Este pequeno tour leva o turista a restaurantes, bistrôs e casas coloniais, que sempre acolhem os visitantes com uma culinária profusa e que agrada até aqueles que possuem o paladar mais rigoroso.
Passeio no trem Maria Fumaça
Esse é um passeio turístico imperdível e um dos clássicos da Serra Gaúcha. A viagem começa em Bento Gonçalves e, logo na estação de chegada os turistas são recebidos com uma degustação de vinhos. O trajeto dura aproximadamente uma hora e meia e o trem percorre as zonas vitivinícolas, enquanto os passageiros curtem algumas apresentações artísticas, como música, teatro e dança, e que se tornam ainda mais prazerosas acompanhadas de bebidas produzidas à base de uva (vinhos, sucos e espumantes).
Ao todo, a locomotiva viaja 23 quilômetros com uma parada em Garibaldi e encerra na pequena cidade de Carlos Barbosa. Porém, não precisa terminar por aqui! Que tal aproveitar a animação e assistir uma peça de teatro no Parque Temático Epopeia Italiana?! Um belo complemento para quem ainda não se deu por satisfeito!
O Parque Epopeia Italiana
Este é o melhor local para você conhecer toda a história dos imigrantes que vieram para o Brasil trazendo a cultura do cultivo da uva. O passeio não dura mais que uma hora e o Parque funciona da seguinte maneira:
Entrada
Logo na entrada você verá alguns painéis espalhados que contam como era a cultura dos imigrantes: desde suas vestimentas, seus hábitos culinários e, principalmente, como as dificuldades da imigração foram moldando os costumes.
Teatro
A partir daí começa o espetáculo e o guia da excursão será “Lazaro” ou “Rosa”. A peça teatral narra a história verídica deste casal, que passou por diversas dificuldades na vinda da Itália até o Brasil, mais especificamente, até a chegada em Bento Gonçalves. Com muita riqueza de detalhes e informações, os atores mostram como se deu início do processo de construção da cultura enóloga na região.
Já no final da jornada, os visitantes terão a oportunidade de conhecer alguns dos objetos e pertences originais usados por Lazaro e Rosa. Entre eles, um baú de madeira onde o casal transportava suas “bagagens”, além de fotos da família.
Vamos embarcar nessa viagem com a gente? A Agência de Viagens Bancorbrás oferece pacotes de viagens para Bento Gonçalves. Acesse o site e entre em contato para saber sobre os passeios e demais informações.