Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiBasicamente, o consórcio se define como um sistema de autofinanciamento que reúne pessoas com o mesmo interesse em comum, que contribuem todos os meses com um valor pré-definido, a fim de conquistar um bem ou serviço. Desta forma, é ideal que cada participante realize o pagamento mensal - para que todos os clientes atinjam o seu objetivo.
Mas, todos nós sabemos que a vida não é o tempo todo um mar de rosas e que nem sempre nossos planos saem conforme gostaríamos. Esses imprevistos, inclusive, podem causar prejuízos financeiros e acabar prejudicando a realização do seu sonho.
E você sabe o que acontece quando deixamos de pagar as prestações? Confira nas próximas linhas algumas dicas de como evitar atrasos nas parcelas do consórcio, as consequências de não manter o pagamento em dia e o que fazer caso isso venha acontecer com você. Boa leitura!
Segundo alguns especialistas, a organização pessoal não se trata de um dom. Ou seja, o ser humano não nasce essencialmente organizado; ele aprende a ser organizado ao longo da vida! E, de fato, para manter uma boa qualidade de vida, é preciso ter certa ordem em quase todos os aspectos – e no financeiro não é diferente!
Então, a nossa primeira dica para evitar atrasos nas parcelas do consórcio é: organize-se! Tenha em mente um planejamento financeiro observando quanto você ganha por mês e quais são as suas principais despesas (aluguel, gasolina, escola, etc). Coloque a parcela do consórcio no grupo dos gastos essenciais, assim você não compromete o valor da parcela com gastos supérfluos.
E antes de gastar com algo, faça as seguintes perguntas a si mesmo:
Não existe uma porcentagem exata do seu planejamento financeiro que deva ser destinada ao pagamento das parcelas do consórcio; pois cada pessoa tem uma realidade diferente.
Porém, alguns especialistas pregam que para manter uma boa saúde financeira é indicado que seja investido até 30% do seu orçamento mensal no consórcio – não mais que isso!
É claro que há alguma tolerância por parte das administradoras de consórcios com os consorciados que não estão com a parcela em dia – até porque, como mencionado no início, imprevistos acontecem.
Conforme previsto pela ABAC, os consorciados que estão com as parcelas atrasadas podem ser penalizados da seguinte maneira:
Cada administradora de consórcio age conforme suas diretrizes e contratos. Então, se você não está em dia com as parcelas, entre em contato com a sua administradora o mais rápido possível e explique a sua situação. Eles resolverão da melhor maneira o seu problema para que ninguém fique no prejuízo.
Percebeu como atrasar as parcelas do seu consórcio pode ser muito prejudicial para você? Então, siga as nossas dicas, mantenha uma organização financeira adequada à sua realidade e se precisar de ajuda, conte com a gente; estamos sempre disponíveis para te auxiliar.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre consórcio, nós temos um conteúdo onde esclarecemos os principais questionamentos. Confira também as principais vantagens de fazer um consórcio com a Consórcio Nacional Bancorbrás.