08/11/2018

Aprenda a montar seu roteiro de viagem com 7 dicas

Aprenda a montar seu roteiro de viagem com 7 dicas

Qual é a importância de planejar a viagem?

Ao não definir o roteiro com antecedência, o risco de não aproveitar o destino ao máximo é alto. Evidentemente, até esse “máximo” é limitado, já que toda viagem tem um tempo de estadia específico. O período disponível é mais uma razão para fazer um bom cronograma, estabelecendo prioridades.

O objetivo do roteiro é, em primeiro lugar, criar uma programação. Em segundo lugar, com ele você também se antecipa a possíveis eventualidades. Como? Determinando planos alternativos diante de qualquer surpresa desagradável.

Some a tudo isso a tarefa de organizar todos os custos atrelados ao passeio. Por fim, o roteiro traz à tona a verificação de alguns detalhes, como a exigência de vacinas para determinados países. A taxa de câmbio do destino também é um item que poderia passar batido sem a existência de um roteiro da viagem.

Então, já dá para imaginar o quanto a ausência de um roteiro pode prejudicar o sucesso da sua viagem, certo? Na sequência, você confere as etapas mais importantes na hora de montar o seu!

Como montar um roteiro de viagem?

1. Escolha a temporada e confira o clima local

Nesse aspecto, o que mais chama a atenção são as temperaturas locais. Não há dúvida de que todas as estações do ano oferecem seus encantos particulares. A preferência pelo inverno, em detrimento do verão, por exemplo, interfere no conteúdo da mala.

Jamais pense em ir a uma cidade em que os termômetros marquem - 5º C sem os agasalhos apropriados, e o hábito de montar um roteiro de viagem livrará você de momentos críticos. Com um bom planejamento, você se lembrará de pesquisar o clima e a previsão meteorológica com antecedência e, caso necessário, haverá tempo para providenciar outras peças de vestuário. Assim, a viagem será um sucesso — independentemente da temporada e da temperatura.

2. Liste os pontos turísticos e os lugares mais interessantes

Ter um roteiro em mãos não significa que você e sua família ficarão presos exatamente àqueles lugares. É normal que surja um ou outro ponto turístico atrativo que, talvez, seja possível conhecer naquele momento — sem comprometer o restante da viagem.

Mesmo assim, evite viajar com base só no imprevisto. O ideal é mesclar a lista com pontos turísticos famosos e lugares que despertem o interesse pessoal. Essa organização facilita até a criação do roteiro da segunda viagem para a mesma cidade, por exemplo.

Nessa lista, é importante constar:

  • centros históricos;
  • festivais típicos que coincidam com a época da visita;
  • restaurantes clássicos — especializados na gastronomia local;
  • museus.

3. Defina o orçamento da viagem

Ter um orçamento evitará que você gaste mais do que deveria — ou poderia. Em muitos casos, é comum ultrapassar um pouco a margem preestabelecida. Porém, a existência de um teto financeiro em mente ajuda bastante, caso seja necessário frear o consumo exagerado.

Lembre-se de que a delimitação desse valor está intimamente vinculada ao tempo de estadia. Ligados a ele, por sua vez, estão outros gastos com:

  • alimentação;
  • passagens aéreas — quando houver;
  • combustível — se a viagem for de carro;
  • entradas nos pontos turísticos.

4. Pesquise os horários de tudo

Outro fator relevante se refere aos horários das visitações de cada local — incluindo os restaurantes. É fundamental que você tenha o horário de funcionamento geral na palma da mão. Verificar esse tipo de informação somente na hora é uma péssima ideia. Além de atrasar a própria viagem, a desinformação pode gerar desentendimentos desnecessários com os demais integrantes do passeio.

Com os horários em mãos, fica até mais fácil montar um roteiro mais coeso, pois cada deslocamento pode ser aproveitado. Um bom exemplo é a pesquisa de restaurantes situados nas proximidades de um determinado ponto turístico. Mesmo que haja uma mudança de última hora, todos já terão algumas opções à escolha.

5. Verifique as alternativas de transporte e os preços

Os horários também se aplicam aos meios de transporte disponíveis no local de destino. Em algumas cidades, o deslocamento mais viável é por meio do metrô. Já em outras, pode ser melhor usar o serviço de táxi ou transporte por app.

A escolha também depende da distância entre um ponto e outro. De qualquer forma, tenha todos os horários e preços de tickets anotados. Essas informações serão extremamente importantes para a elaboração do orçamento da viagem, OK?

6. Explore o Google Maps

A tecnologia também fornece uma ajuda na hora de montar o seu roteiro. Com uma presença praticamente diária nas nossas vidas, o Google se torna uma companhia bem-vinda durante a viagem.

O Google Maps pode ser usado como um app de viagem, já que auxilia na familiarização das vias de acesso aos pontos de interesse. Esse serviço é ótimo para vasculhar a região em busca de restaurantes ou cafés mais próximos. Há até a aba My Maps, com a qual você consegue criar um ou mais trajetos personalizados.

A ferramenta também permite destacar os pontos a serem visitados, deixando o mapa com vários marcadores. Além disso, não podemos nos esquecer do Street View. Nele, você tem uma visualização real dos locais selecionados. Esse recurso é bem vantajoso naqueles momentos em que você se sente completamente perdido em um determinado lugar.

7. Organize o roteiro em planilhas

Uma das maneiras mais eficazes e objetivas de se organizar um roteiro de viagem é por meio de planilhas. Nelas, as informações são exibidas de uma forma simples e direta. Basta usar as células dos programas para introduzir todo o cronograma.

Essas planilhas são ótimas para fornecer alguns lembretes, como a necessidade de ir ao mercado. Some a isso a possibilidade de aproveitar o amplo espaço para destacar os melhores planos alternativos — caso surjam circunstâncias inesperadas.

A tarefa de montar roteiro de viagem é algo que leva algum tempo. Porém, os cuidados serão recompensadores. Além disso, com essas dicas o processo será significativamente mais tranquilo, assim como a sua próxima viagem!

Agora que você já sabe montar um roteiro de viagem efetivo, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mundo do turismo!