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23/09/2020

Análise de crédito em consórcio: saiba o que fazer após ser contemplado

  • Consórcios

O consórcio é uma alternativa acessível e mais simples que outros tipos de compra. A partir da contemplação, o consorciado tem o direito de usar sua carta de crédito de acordo com o valor e categoria contratados. Além disso, é preciso passar por uma análise de crédito, para assegurar o pagamento correto das prestações que ainda não venceram inerentes ao bem e garantir a saúde financeira do grupo, evitando prejuízos ao grupo.  

Este procedimento é realizado pela própria administradora,  que avalia  todos os requisitos necessários para que a aquisição do bem seja segura para você e para seu grupo de consórcio. O processo inclui a verificação de uma relação de documentos completa, conforme critérios da política de crédito da Administradora.

Para entender melhor, veja como funciona cada  etapa para garantir acesso ao bem de forma rápida e tranquila.

Saiba quais são os documentos exigidos para uma análise de crédito em consórcio

Para realizar o procedimento, a administradora precisa de alguns documentos específicos para concessão da carta de crédito, por parte do titular do consórcio.

Para iniciar o processo de análise de crédito, é necessário que o consorciado liquide suas pendências financeiras (caso tenha) adquiridas na adesão em decorrência do plano contratado, caso essas não tenham sido extintas com o lance ofertado. Como exemplo podemos citar a regularização de parcelas programadas (caso tenha entrada em grupo em andamento) ou do plano redutor (optada pela redução da parcela).

O ideal é que, para acelerar o processo de análise, o consorciado envie todos os documentos de uma vez. No entanto, nada impede que a administradora exija outros documentos para complementar a avaliação.

Na sequência, veja qual é a documentação para cada etapa e o que é obrigatório apresentar para que seu processo seja analisado e aprovado!

Análise cadastral

A análise cadastral serve para conferir as condições de identificação e crédito do consorciado após a contemplação . No caso de pessoas físicas, alguns documentos típicos exigidos são:

  • formulário preenchido com a ficha de atualização cadastral;
  • cópia do documento de identificação;
  • cópia do CPF;
  • cópia do comprovante de estado civil;
  • cópia do comprovante de rendimentos;
  • cópia do comprovante de residência atual e em nome do consorciado e
  • 2 vias assinadas do contrato de alienação (se for consorciado de grupo de bem móvel).

Quem for casado precisa apresentar a documentação de identificação em relação ao cônjuge, obrigatoriamente.

Além disso, há uma análise sobre a capacidade de pagamento. Os documentos exigidos variam de acordo com a condição empregatícia, então, vale a pena conferir em qual caso você se encaixa.

Para o comprovante de rendimentos, é preciso estar identificado qual categoria profissional e profissão do consorciado.

Assalariado ou funcionários em empresa / órgão público

  • Cópia dos 3 últimos holerites/contracheques
  • cópia da carteira de trabalho (com foto, qualificação civil, contrato de trabalho, anotações gerais e alteração salarial atualizada).

Funcionário ou servidor público

  • Cópia dos 3 últimos holerites/contracheques e
  • cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior, com comprovação de entrega no prazo.

Aposentado ou pensionista

  • Cópia dos 3 últimos extratos de pagamento (e valor bruto do benefício, no caso de recebimento do INSS) e/ou
  • cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior e/ou
  • extrato bancário da conta-corrente nos últimos 3 meses, completo.

Locador

  • Cópia do IPTU pago do ano corrente em nome do garantido;
  • cópia do contrato de locação, com no mínimo 1 ano e firma reconhecida e
  • extrato bancário da conta-corrente nos últimos 3 meses

ou

  • Certidão de Ônus do imóvel;
  • cópia de Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior e
  • extrato bancário dos últimos 3 meses.

Produtor rural

  • Cópia do cartão de produtor rural válido e com última atualização;
  • extrato bancário dos últimos 3 meses e
  • cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Autônomo ou profissional liberal

  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior e 
  • extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses

ou

  • cópia do contrato de prestação de serviços, com firma reconhecida por ambas as partes e
  • extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses

ou

  • declaração da empresa em que presta serviço, com papel timbrado, CNPJ e assinado por contador responsável com registro ativo no CRC e 
  • extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses 

ou

  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) e
  • extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses.

Microempreendedor Individual (MEI)

  • Cópia do Certificado Condição do Microempreendedor;
  • extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses e
  • cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Sócio ou acionista

  • Cópia do Contrato Social e Última Alteração Contratual consolidada ou toda a cadeia societária;
  • extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses;
  • cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior

ou

  • pró-labore dos últimos 3 meses, com DARF e seus respectivos pagamentos;
  • extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses e
  • cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Descubra os 3 fatores para a aprovação do consórcio 

O papel da administradora é proporcionar condições para que você realize a sua tão sonhada aquisição do bem. Então, vale a pena conhecer o que faz com que a análise de crédito em consórcio seja aprovada. Confira os 3 fatores mais importantes nesse sentido.

1. Documentação adequada

Toda a documentação solicitada, em cada caso, deve ser apresentada. Se houver algum documento em falta, o processo de análise não acontece. Além disso, a empresa pode pedir documentos extras, em alguns casos.

2. Capacidade de pagamento

Outro fator para a aprovação é a capacidade de pagamento. A administradora vai conferir sua renda e verificar se ela é adequada para o pagamento das parcelas. Caso não seja possível, poderá ser considerada a renda do cônjuge, co-participante e/ou até o uso de um fiador, conforme solicitação da Administradora

3. Baixos riscos para o grupo

O principal objetivo da análise de crédito em consórcio é evitar que o grupo corra muitos riscos. Se o seu perfil estiver aderente ao exigido pela Administradora, maiores são as probabilidades de aprovação.

Conheça as alternativas caso a análise seja negada

Pode acontecer de a sua análise de crédito em consórcio ser negada. Novamente, vale lembrar que o papel da administradora é viabilizar o seu caminho até a conquista do tão sonhado bem.


Então, se a etapa inicial for negada, a empresa poderá oferecer alternativas, como por exemplo a inclusão de um fiador, coparticipante, garantias adicionais, regularização de pendências, entre outros. Para isso, o cliente contará com o atendimento personalizado de um analista que estará à disposição para orientar e sanar dúvidas,  o que aumentará  sua segurança e comodidade. A análise de crédito tem o objetivo de proteger a administradora, o grupo e você.

Outros pontos importantes que não posso deixar de saber

Compra do veículo

Mediante aprovação da etapa de análise cadastral, o consorciado poderá escolher seu veículo, seja novo ou usado, particular ou de concessionária, desde que esteja de acordo com os critérios exigidos pela Administradora, apresentando todos os documentos listados na relação inerentes a etapa de análise do bem.

Abaixo, listamos alguns:

  • comunicado de aquisição devidamente preenchido;
  • via original do contrato de alienação fiduciária;
  • cópia do comprovante de pagamento de taxa de registro de contrato;
  • Se for um veículo zero km, nota fiscal no veículo;
  • se for seminovo adquiridos de terceiros, um cópia autenticada do recibo de transferência do veículo;
  • cópia do novo documento do veículo em nome do consorciado e com alienação à administradora.

Análise do bem móvel  

Quando a administradora recebe a documentação do bem móvel, se inicia o processo de análise do mesmo, que  poderá demorar em média de 5 a 10 dias úteis.

Compra do Imóvel

Assim como no caso do bem móvel, após a análise cadastral o cliente estará liberado a procurar seu imóvel, que poderá ser adquirido para: compra, construção, reforma, quitação de financiamento entre outras modalidades. Para a compra de um imóvel, a documentação do bem deve ser completa. Veja alguns dos documentos que será preciso apresentar:

  • Registro do imóvel;
  • Certidão de Ônus;
  • Certidão Negativa de IPTU;
  • Laudo de avaliação;
  • Declaração de Quitação de Débitos Condominiais;
  • Ata da assembleia que nomeia o síndico;
  • Comunicado de Aquisição.

Se quiser aproveitar toda essa flexibilidade, entre em contato com o Consórcio Nacional Bancorbrás e veja como podemos contribuir! Se preferir, faça uma simulação para consórcio de automóvel e imóvel e de serviços.

 

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