Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiCidades históricas, arte moderna, parques naturais, alta gastronomia, diversão para todas as idades e vida noturna agitada. O interior de Minas Gerais abriga lugares incríveis, que farão a sua viagem ser um daqueles momentos inesquecíveis na vida. Prepare-se para dias de muita caminhada, extravagância gastronômica e cultura!
Ouro Preto
A cidade fica a menos de 100 km de Belo Horizonte. Por isso, vale a pena começar a viagem por ela. Lá a vida é agitada e é possível ver as pessoas circulando pelos casarões antigos a todo momento. A noite é bem animada em função da grande quantidade de jovens universitários que residem em Ouro Preto e garantem o alto fluxo de pessoas nos bares e restaurantes locais.
Prepare-se para subir e descer ladeiras, conhecendo o melhor da cidade. Não deixe de ir à Igreja de São Francisco de Assis, lindíssima obra de Aleijadinho e à Matriz Nossa Senhora do Pilar, com sua construção interna revestida de puro ouro, que encanta os turistas. A Igreja do Carmo guarda um estilo português, com seus azulejos encantadores.
Entre os museus imperdíveis estão: o da Inconfidência, que conta a história de Minas Gerais e dos inconfidentes; o do Oratório, com relicários e oratórios lindos; e a Casa dos Contos, que conta a história da cobrança de impostos do Brasil Colônia.
Mariana
Localizada a 14km de Ouro Preto, Mariana vale uma visitinha, mesmo que bate e volta. Na Praça de Minas Gerais (considerada uma das Sete Maravilhas da Estrada Real), você conhece as Igrejas Gêmeas, construídas por famílias diferentes, que, conforme reza a lenda, brigavam para ver quem tinha mais prestígio na cidade. A Igreja de São Francisco de Assis possui projeto arquitetônico de Aleijadinho e obras de Manuel da Costa Ataíde. Já a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também foi construída no estilo barroco mineiro.
Não deixe de conhecer o Museu do Livro, com obras importantes da Inconfidência Mineira, e o Museu da Música, único do gênero no Brasil.
São João del-Rei
Entre as cidades históricas de Minas Gerais, São João del-Rei é a mais movimentada e desenvolvida economicamente. Mesmo assim, ainda guarda boa parte do seu patrimônio. Por lá, você confere a grandiosidade da Igreja de São Francisco de Assis e da Catedral Nossa Senhora do Pilar. Já no moderno Memorial Tancredo Neves, é possível acompanhar a história do ex-presidente, que se mistura com a própria história do Estado, por meio de recursos digitais.
Caminhar pelas ruas do Centro Histórico é um passeio obrigatório. Se perca pelas vielas e aprecie igrejas, museus e, claro, as casas antigas. Passe pela avenida principal, aquela que tem um córrego no meio, um dos cartões-postais da cidade. Passeando por ali, você cruza com a ponte de pedra, e a Casa de Câmara Municipal e Cadeia (atual sede da prefeitura).
De lá, você pode embarcar em um passeio de maria-fumaça em direção à vizinha, Tiradentes, em um percurso de 12 km. Não sem antes visitar o Museu Ferroviário, que a conta a história dos trilhos e tem locomotivas e vagões antigos, que fazem a alegria dos turistas.
Tiradentes
A pequena cidade é repleta de ladeiras, igrejas tombadas e restaurantes gostosos. Apesar de pequena, Tiradentes reúne alguns restaurantes estrelados, conduzidos por chefs admirados pelos amantes de gastronomia. Então, reserve um tempinho para extravagâncias à mesa.
O Largo das Forras, praça que é o centro de Tiradentes, reúne restaurantes, lojinhas e bares movimentados. Será praticamente impossível não entrar em algumas daquelas portinhas coloridas, que vendem artesanatos variados, como galinhas d'angola, pombinhas do Espírito Santo, entre outros itens fofos.
Em frente à Igreja São Francisco de Paula, você pode curtir um lindo pôr do sol no alto do morro. Lá é possível ter a melhor vista do Centro Histórico. Outra atração imperdível é o Chafariz de São José. São três fontes que ainda estão em funcionamento e mostram a arquitetura do século XVIII.
Não deixe de fora do roteiro a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que encanta os turistas com seus alteres laterais e as belas apresentações de santos como São Benedito e Santo Antônio de Categeró. Já na Igreja Matriz de Santo Antônio é possível conferir trabalhos de Aleijadinho.
Quer mais uma dica legal?! Prove os canudinhos de doce de leite do Chico Doceiro. Acredite, são de comer rezando!
Poços de Caldas
Nem só de águas termais vive Poços de Caldas. A crescente população universitária rejuvenesceu a cidade e trouxe novas atrações.
Na Serra de São Domingos, você curte a vista panorâmica da cidade. Para chegar lá, você pode subir de teleférico, as cabines fechadas comportam quatro pessoas e o passeio é lindo. No alto, você ainda confere de perto o Cristo Redentor da cidade.
No santuário Mãe Rainha, conhecido também como Fonte de Vida Nova, você descansa em meio a muito verde. A igreja, pequena, atrai os turistas que buscam momentos de silêncio e reflexão. Outro local de meditação e relaxamento é o Recanto Japonês, com seus jardins, lago com peixes, fontes e árvores bem cuidadas. Se der sorte, é possível ver alguns macacos por ali.
Para aqueles que gostam de exposições, a Casa de Cultura/Instituto Moreira Sales, reúne algumas belas coleções, que passam pela casa de construção modernista para alegria dos visitantes.
Quitutes de Minas Gerais
Em qualquer lugar do Estado, você prova as iguarias tradicionais da região. Doces e queijos, são encontrados nas feirinhas, mercados municipais, lojas e empórios, e os turistas logicamente fazem a festa. Por lá você também confere outro diferencial da culinária mineira, que muita gente desconhece: o sanduíche de mortadela. Acompanhado de um chopp artesanal, é uma excelente pedida para quem quer matar a fome no meio do dia.
Não podem ficar de fora do cardápio também o famoso (e gostoso) pão de queijo, o tutu à mineira e o feijão tropeiro. Minas Gerais tem tantas iguarias deliciosas, que vai ficar difícil não subir alguns números na balança enquanto estiver por lá. Por isso a nossa dica é: relaxe e aproveite, depois você compensa os dias de farra gastronômica com dieta e malhação!
Ficou com vontade de conhecer o interior de Minas? Confira os excelentes hotéis conveniados ao Clube de Turismo Bancorbrás nas cidades de Ouro Preto, São João del-Rei, Poços de Caldas e Tiradentes.