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Faça sua pergunta. Ex.: Como faço para adquirir um título?

O que é um Grupo de Consórcio?

É uma sociedade de fato, constituída na data de realização da primeira Assembleia Geral Ordinária. Será administrado e representado pela Administradora.

O que é uma Cota?

É o número que representa a participação do consorciado no grupo e a sua identificação nos sorteios.

Posso transferir minha Cota para outra pessoa?

Deseja transferir sua cota? Isso é possível mediante anuência expressa da Administradora e desde que preenchidos todos os requisitos para a efetivação do negócio (de acordo com a legislação vigente) e efetivado o pagamento da taxa de cessão, prevista no Contrato de Participação em Grupo de Consórcio. 

Entre em contato com a Central de Relacionamento para mais informações! 

Telefone: 0800 726 8484

E-mail: consorcio@bancorbras.com.br

Você também pode entrar em contato conosco pelo chat!

Como posso contratar um Consórcio?

Você pode adquirir a sua cota de consórcio por telefone, em uma de nossas lojas em Brasília ou nas Filiais da Bancorbrás

Telefone: (61) 3223 6000

E-mail: consorcio@bancorbras.com.br 

Faça já uma simulação e receba o contato de um dos nossos consultores de vendas!

O que são as Assembleias e como elas funcionam?

Assembleia de Inauguração: é a primeira Assembleia Geral Ordinária do seu grupo. Ela será designada pela Administradora quando houver adesões em número e condições suficientes para assegurar a viabilidade do grupo. Nessa ocasião, o grupo escolhe três consorciados, que o representarão perante à Administradora, com a finalidade de acompanhar a regularidade de sua gestão. 

Assembleia Geral Ordinária: realizada em dia, hora e local previamente informado pela Administradora. Destina-se à contemplação dos consorciados, bem como ao atendimento e à prestação de informações diversas. 

Assembleia Geral Extraordinária: convocada pela Administradora, por iniciativa própria ou por solicitação de 30% dos consorciados ativos do grupo. Destina-se à deliberação de quaisquer outros assuntos que não debatidos durante a Assembleia Geral Ordinária.

Como funcionam os sorteios?

Havendo disponibilidade em caixa, será realizado o sorteio em consonância com o resultado da Loteria Federal imediatamente anterior à data da Assembleia.

Como funcionam os lances?

Dá ao consorciado a chance de viabilizar a contemplação. Os lances obedecem às características do grupo e podem ser ofertados em valor, em percentual ou em número de parcelas, que serão convertidos em número de parcelas. 

A oferta de lance se dará com até 30 minutos de antecedência do horário de sua realização (horário oficial de Brasília/DF), por meio da internet, acessando o endereço eletrônico www.bancorbras.com.br ou por outras formas que vierem a ser adotadas e divulgadas pela Administradora.

Atenção! 

O consorciado deverá estar em dia com as parcelas para concorrer à contemplação.

O que significa ser contemplado?

É por meio da contemplação que o consorciado adquire o direito de utilizar a carta de crédito para a aquisição do bem/serviço ou a restituição das parcelas pagas, no caso de consorciados excluídos. A contemplação ocorre por meio de sorteios e lances.

O que é o crédito?

O crédito a que faz jus o consorciado quando contemplado será o valor equivalente ao bem, serviço, conjunto de bens ou serviços a que o contrato esteja referenciado, vigente na data da Assembleia Geral Ordinária de contemplação.

Como posso utilizar meu crédito?

Consórcio de Imóveis Consórcio de Veículos Consórcio de Serviços
  • Comprar imóveis residenciais ou comerciais, terrenos urbanos;
  • Construir ou reformar;
  • Quitar seu financiamento imobiliário.
  • Comprar carros, motos, embarcações, aeronaves, caminhões, máquinas e equipamentos novos ou usados;
  • Quitar seu financiamento de veículos.
  • Pequenas reformas;
  • Saúde, estética;
  • Educação;
  • Festas e eventos;
  • Assessoria jurídica, contábil;
  • Viagens e intercâmbios; entre outros.

Caso o valor do bem/serviço seja superior ao da carta de crédito, você ficará responsável pelo pagamento da diferença de preço. No entanto, se o valor do bem for inferior ao estabelecido na carta de crédito, a diferença deve ser utilizada para: 

  • quitar as prestações vincendas, na forma estabelecida em contrato; ou
  • restituir os valores referentes ao pagamento das obrigações financeiras vinculadas ao bem ou serviço, tais como: transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguros, desde que respeitado o limite total de 10% do valor do crédito objeto da contemplação; ou
  • devolver o crédito em espécie ao consorciado quando suas obrigações financeiras com o grupo estiverem integralmente quitadas.

Clique aqui e conheça as etapas e os documentos necessários para a liberação do seu crédito

Estou com parcelas em atraso, e agora?

Se você ainda não foi contemplado e deixou de efetuar o pagamento de duas parcelas (consecutivas ou não) ou de montante equivalente a duas mensalidades, será automaticamente excluído do grupo, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial. 

Se você já foi contemplado e deixou de efetuar o pagamento de mais de uma parcela, a Administradora poderá providenciar a inclusão do seu nome nos cadastros de proteção ao crédito e adotar os procedimentos legais para a execução das garantias.

Quero antecipar o pagamento de parcelas, posso?

Se você ainda não foi contemplado, poderá antecipar as parcelas por meio de um lance vencedor. 

Se você já foi contemplado e o valor do bem adquirido era inferior ao da carta de crédito, você poderá antecipar parcelas com a diferença de crédito.

Digite "Como posso utilizar meu crédito?" na busca e saiba como!

 

Quando sou contemplado, adquiro o bem no meu nome?

A partir dessa garantia, você transfere ao credor o domínio e a posse do bem. No entanto, continua sendo o alienante ou devedor, ou seja, possui todas as responsabilidades e encargos dispostos em leis penais e cíveis. 

Somente após a quitação dos valores estipulados em contrato firmado com a credora, você terá a propriedade sobre o bem. 

Quer saber mais sobre o assunto? A Lei nº 9.514/97, Capítulo II, trata da alienação fiduciária de bens imóveis.

Quero comprar um imóvel, posso usar meu FGTS?

Todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, benefício que também pode ser utilizado no consórcio de imóvel.

O consorciado que possuir saldo no fundo garantidor, pode optar pela utilização nas seguintes modalidades:

  • pagar parte das prestações;
  • amortizar o saldo devedor; 
  • quitar a cota de consórcio; e
  • complementar a carta de crédito na aquisição do imóvel. 

Para utilizar o benefício, o trabalhador deve observar algumas regras estipuladas pelo Conselho Curador do FGTS, regulamentado pela Caixa Econômica Federal no Manual do FGTS. 

Acesse o link abaixo para mais informações

http://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-moradia/MANUAL_DA_MORADIA_PROPRIA_01_01_2019.pdf

O valor máximo de avaliação do imóvel, na data da aquisição, não pode exceder o limite estabelecido para as operações do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Desde 31/10/2018 o valor adotado para novas aquisições em todo o território brasileiro é de R$ 1.500.000,00

 

Dúvidas frequentes

  • Qual a diferença entre DAMP I, DAMP II e DAMP III? 

O DAMP II utiliza o FGTS para amortização com redução do prazo e liquidação do saldo devedor. O DAMP III amortiza parcialmente – até 80% do valor das próximas 12 parcelas. 

  • Quanto tempo preciso ter trabalhado sob o regime de FGTS para poder utilizar o recurso de FGTS no consórcio de Imóvel?

No mínimo 3 anos. 

  • A cota de consórcio utilizada para a compra do imóvel deve estar em nome do trabalhador?

Sim.  O trabalhador deve ser titular ou coobrigado do contrato a ser amortizado ou liquidado. 

  • Se eu quiser amortizar ou quitar minha cota com o FGTS, posso ter financiamento ativo no SFH? 

Não – seja em qualquer local do Brasil, na data de utilização do FGTS.

  • Posso ser proprietário, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel? 

Não na mesma cidade onde trabalha, municípios limítrofes ou da mesma região metropolitana, exceto se comprovar quitação do financiamento, venda ou transferência do imóvel impeditivo para uso do FGTS. 

  • Quais os pré-requisitos do imóvel para usar o FGTS para amortizar ou quitar minha cota de consórcio?

O imóvel deve ser residencial urbano, estar registrado no Cartório competente em seu nome ou do coobrigado.

  • Posso amortizar ou quitar o saldo devedor da minha cota de consórcio se a carta de crédito tiver sido utilizada para comprar um imóvel comercial, terreno ou para reforma e construção? 

Não. A carta de crédito somente poderá ter sido utilizada para a compra de imóvel residencial urbano.

  • Posso pagar parte das prestações, amortizar ou quitar o saldo devedor da minha cota de consórcio se a carta de crédito tiver sido utilizada para quitar financiamento habitacional (interveniente quitante)? 

Conforme regras da Caixa Econômica Federal, não é possível. 

  • Quanto tempo devo aguardar para uma nova utilização do FGTS para pagamento de parte de parcela ou amortização do saldo devedor da minha cota de consórcio? 

Para amortizar ou liquidar o saldo devedor (DAMP II): 2 anos; pagamento de parte das parcelas (DAMP III): 1 ano.

  • Se eu quiser amortizar o saldo devedor e depois pagar parte das parcelas, quanto tempo devo aguardar para uma nova solicitação?

A qualquer momento. Não há exigência de intervalo para utilização do FGTS nessas modalidades. 

  • Se as parcelas da minha cota de consórcio estiverem atrasadas, posso utilizar o FGTS? 

Nesse caso, a utilização poderá ocorrer somente nas modalidades de quitação da cota de consórcio (onde não existe limite de quantidade de parcelas em aberto) ou na modalidade de pagamento de parte de parcelas (nesta o limite de atraso é de somente 3 parcelas em aberto).

  • Como ocorre o saque do FGTS em caso de pagamento de parte das parcelas? 

Em parcela única. O valor debitado é utilizado para pagar até 80% de cada parcela, em 12 parcelas mensais, exceto nos casos em que o prazo restante do contrato for inferior.

É importante atentar-se ao mês de correção do INCC. Caso a carta de crédito seja atualizada, o percentual amortizado na parcela pelo FGTS será reduzido e pode não corresponder ao limite máximo estabelecido de 80% de cada parcela.

  • Posso usar o FGTS do meu cônjuge para pagar parte da parcela, amortizar ou liquidar o saldo devedor da minha cota de consórcio? 

Sim. Pode ser utilizado o do cônjuge ou do 2º proponente citado no contrato de compra e venda do bem objeto da alienação fiduciária. 

O que a Bancorbrás faz no Consórcio?

Como Administradora de Consórcios, zelamos pelo cumprimento do contrato, garantindo a igualdade de direitos entre os integrantes do grupo de consórcio. Assim, promovemos uma administração segura, transparente e confiável.

Quais os documentos necessários para Análise Cadastral? Sou Pessoa Física.

Para a análise cadastral, você precisará entregar à Administradora de Consórcios: 

  1. Ficha de Atualização Cadastral.
  2. Cópia Documento de Identificação (se casado apresentar também do cônjuge).
  3. Cópia do CPF (se casado apresentar também do cônjuge).
  4. Cópia do comprovante de estado civil. Se solteiro(a) a Certidão de nascimento, se Casado(a) a Certidão de casamento, se Viúvo(a) ou Divorciado(a) a Certidão de casamento com averbação. Observação: Será necessário a apresentação do Pacto Antenupcial para casamentos realizados antes de 26/12/77 sob o regime da comunhão parcial de bens ou separação total e casamentos realizados a partir de 26/12/77 sob o regime da comunhão universal ou separação de bens.
  5. Cópia comprovante de residência atual em nome do consorciado (a) ou cônjuge.
  6. Se bem móvel, deverá apresentar as 02 (duas) vias do contrato de alienação originais, assinadas e rubricadas.
  7. Documento que indique capacidade financeira:

Assalariado: Cópia dos 3 (três) últimos holerites e cópia carteira de trabalho (foto, qualificação civil, contrato de trabalho, anotações gerais e alteração salarial atualizado).

Empregado de empresas públicas / órgãos públicos: Cópia dos 3 (três) últimos holerites e cópia carteira de trabalho (foto, qualificação civil, contrato de trabalho e anotações gerais).

Funcionário Público / Servidor Público: Cópia dos 3 (três) últimos holerites/contracheques.

Aposentado / Pensionista: Cópia dos 3 (três) últimos extratos de pagamentos, constando o valor bruto do benefício, no caso de recebimento do INSS e/ou cópia da Declaração de Imposto de Imposto de Renda ano-base anterior, com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal (caso a Declaração seja retificadora, apresentar também a original que deu origem à retificadora) e extrato bancário da conta corrente dos últimos 3 (três) meses (original) completos.

Produtor Rural: Cópia do cartão do produtor rural válido com última atualização, Extrato bancário da conta corrente dos últimos 3 (três) meses (original) completos e cópia da Declaração de Imposto de Imposto de Renda ano-base anterior, com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal (caso a Declaração seja retificadora apresentar também a original que deu origem à Retificadora).

Autônomo / Profissional liberal: Cópia da Declaração de Imposto de Imposto de Renda ano-base anterior, com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal (caso a Declaração seja retificadora, apresentar também a original que deu origem à retificadora) e extrato bancário da conta corrente pessoa física dos últimos 3(três) meses (original) completos; ou cópia do Contrato de Prestação de Serviços, com firma reconhecida por ambas as partes e extrato bancário da conta corrente pessoa física dos últimos 3(três) meses (original) completos; ou declaração da empresa em que presta serviços em papel timbrado, com CNPJ e assinado pelo contador responsável e com registro ativo no CRC e extrato bancário da conta corrente pessoa física dos últimos 3(três) meses (original) completos; ou recibo de Pagamento de Autônomo e extrato bancário da conta corrente pessoa física dos 3(três) meses (original) completos.

 Micro Empreendedor Individual (MEI): Cópia do Certificado Condição de Microempreendedor, extrato bancário da conta corrente pessoa física dos últimos 3(três) meses (original) completos e cópia da Declaração de Imposto de Imposto de Renda ano-base anterior, com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal (caso a Declaração seja retificadora, apresentar também a original que deu origem à retificadora).

Sócio ou acionista: Cópia do contrato Social e Última Alteração Contratual consolidada. Caso não haja, encaminhar toda a cadeia societária, extrato bancário da conta corrente pessoa física dos últimos 3(três) meses (original) completos e cópia da Declaração de Imposto de Imposto de Renda ano-base anterior, com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal (caso a Declaração seja retificadora, apresentar também a original que deu origem à retificadora); ou Pró-labore dos últimos 3 (três) meses, devendo ser apresentado DARF com os respectivos pagamentos, extrato bancário da conta corrente pessoa física dos últimos 3(três) meses (original) completos e cópia da Declaração de Imposto de Imposto de Renda ano-base anterior, com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal(caso a Declaração seja retificadora, apresentar também a original que deu origem à retificadora).

 

Observações:

  • A critério da administradora poderão ser solicitados documentos complementares.
  • Os documentos devem ser digitalizados e não fotografados (sugerimos utilização de aplicativo para digitalização).
  • O fiador, se for o caso, deverá apresentar bem imóvel sem ônus e que cubra o saldo devedor.
  • Em caso de recebimento de documentos incompletos, o prazo de análise passará a contar a partir do recebimento da nova documentação completa.

Quais os documentos necessários para Análise Cadastral? Sou Pessoa Jurídica.

Para a análise cadastral, você precisará entregar à Administradora de Consórcios: 

  1. Ficha de Atualização Cadastral da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física (sócios/acionistas);
  2. Cópia Documento de Identificação de todos os sócios e equivalentes;
  3. Cópia do CPF de todos os sócios e equivalentes;
  4. Contrato Social e última alteração consolidada (caso não houver, encaminhar toda a cadeia e/ou requerimento de empresário devidamente assinado e registrado na junta comercial - em caso de empresa individual.
  5. Inscrição Estadual ou Cartão de CNPJ; e
  6. Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  7. Cópia comprovante de endereço atual em nome da empresa.
  8. Se bem móvel, deverá apresentar as 02 (duas) vias do contrato de alienação originais, assinadas e rubricadas.
  9. Documento que indique capacidade financeira:

Optante do Lucro Real: Cópia dos 2 (dois) últimos balanços, cópia do Balancete acumulado, se transcorrido mais de 3 (três) meses de fechamento do último balanço e cópia das 2 (duas) últimas DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) com assinatura do contador com o nº do CRC bem como o representante legal.

Optante do Simples Nacional: Cópia da Declaração de Imposto de Renda do Simples Nacional e extrato do Simples Nacional atualizada.

Optante do Lucro Presumido: Cópia dos 2 (dois) últimos balanços, cópia do Balancete acumulado, se transcorrido mais de 3 (três) meses de fechamento do último balanço, cópia da Declaração de Imposto de Imposto de Renda ano-base anterior, com recibo de protocolo na Receita Federal e cópia das 2 (duas) últimas DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) com assinatura do contador com o nº do CRC bem como o representante legal.

Optante modalidade MEI (Microempreendedor Individual): Cópia Certificado Condição de Microempreendedor, cópia Simples Nacional e cópia Extratos bancários (PJ) dos últimos 3 (três) últimos meses completos.

Pessoa Jurídica - Igreja, Associação, Sindicato e Sociedade Anônima (S.A): Cópia do Estatuto da Igreja, registradas no cartório ou junta comercial; cópia da Ata de Eleição da Diretoria, registrada em cartório ou junta comercial; cópia da Ata da AGE (Assembleia Geral Extraordinária) autorizando o percentual destinado ao consórcio; cópia Certidão Registro de Pessoa Jurídica; cópia dos 2 (dois) últimos balanços publicados (com parecer de auditor independente) e cópia dos 2 (dois) últimos DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) com assinatura do contador com o nº do CRC bem como o representante legal.

 

Observações:

  • A critério da administradora poderão ser solicitados documentos complementares.
  • Os documentos devem ser digitalizados e não fotografados (sugerimos utilização de aplicativo para digitalização).
  • O fiador, se for o caso, deverá apresentar bem imóvel sem ônus e que cubra o saldo devedor.
  • Em caso de recebimento de documentos incompletos, o prazo de análise passará a contar a partir do recebimento da nova documentação completa.

Encontrei um imóvel, que documentos preciso apresentar para análise jurídica da lavratura da escritura?

EM NOME DO VENDEDOR, COMPRADOR, FIADOR, CO-PARTICIPANTE E RESPECTIVOS CÔNJUGES PESSOA FÍSICA.

Certidão da Justiça Federal: Certidão que atesta a existência de processos em nome de Pessoa Física no qual a União, suas autarquias, fundações e empresas públicas federais figurem como autoras ou rés. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado.

Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas: Certidão que atesta a existência de ações de feitos trabalhistas em nome da Pessoa Física. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado ou na Unidade do TRT da Região.

Certidão de Débitos Trabalhistas: Certidão que atesta se a Pessoa Física é devedora inadimplente em processo de execução trabalhista definitiva, sendo assim inscrita como devedora no BNDT – Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União: Certidão que atesta se a Pessoa Física está em condição regular junto à Secretaria da Receita Federal e à Dívida ativa da União.

Certidão Negativa de Débitos Estadual ou do Distrito Federal: Certidão que atesta se a Pessoa Física está em condição regular junto à Secretaria de Fazenda Estadual ou DF. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado.

Certidão de Protestos e Títulos: Certidão que atesta se a Pessoa Física é devedora de um título ou outro documento de dívida sujeito a protesto: cheque, nota promissória, duplicata, letra de câmbio e outros. Esta certidão deverá ser emitida em todos os cartórios de Protestos e Títulos da cidade.

Certidão de Tutela e Curatela: Certidão que atesta se a Pessoa Física não está interditada para os atos da vida civil (impossibilitada de administrar bens), tutelada (menores incapazes que são representados por tutor) ou se possui a curatela de outra pessoa (ato de administrar bens deste terceiro). Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado, no Cartório competente ou no Fórum local.

Certidão de Ações Cíveis: Certidão que atesta a existência de ações cíveis na Justiça comum. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado, no Cartório competente ou no Fórum local.

Cópia do comprovante de estado civil. Se solteiro(a) a Certidão de nascimento, se Casado(a) a Certidão de casamento, se Viúvo(a) ou Divorciado(a) a Certidão de casamento com averbação. Observação: Será necessário a apresentação do Pacto Antenupcial para casamentos realizados antes de 26/12/77 sob o regime da comunhão parcial de bens ou separação total e casamentos realizados a partir de 26/12/77 sob o regime da comunhão universal ou separação de bens. Observações: Em caso de convivência em União Estável, apresentar ainda Escritura Pública de Declaração de União Estável firmada no Cartório de Notas; 

Cópia da Identidade.

Cópia do CPF. No caso de alteração do nome após casamento, deverá atualizar os dados pessoais junto à Receita Federal.

EM NOME DO VENDEDOR, COMPRADOR, FIADOR E CO-PARTICIPANTE PESSOA JURÍDICA:

Certidão da Justiça Federal: Certidão que atesta a existência de processos em nome de Pessoa Física no qual a União, suas autarquias, fundações e empresas públicas federais figurem como autoras ou rés. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado.

Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas: Certidão que atesta a existência de ações de feitos trabalhistas em nome da Pessoa Física. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado ou na Unidade do TRT da Região.

Certidão de Débitos Trabalhistas: Certidão que atesta se a Pessoa Física é devedora inadimplente em processo de execução trabalhista definitiva, sendo assim inscrita como devedora no BNDT – Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União: Certidão que atesta se a Pessoa Física está em condição regular junto à Secretaria da Receita Federal e à Dívida ativa da União.

Certidão Negativa de Débitos Estadual ou do Distrito Federal: Certidão que atesta se a Pessoa Física está em condição regular junto à Secretaria de Fazenda Estadual ou DF. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado.

Certidão de Protestos e Títulos: Certidão que atesta se a Pessoa Física é devedora de um título ou outro documento de dívida sujeito a protesto: cheque, nota promissória, duplicata, letra de câmbio e outros. Esta certidão deverá ser emitida em todos os cartórios de Protestos e Títulos da cidade.

Certidão de Tutela e Curatela: Certidão de Falência e Concordata. Certidão que atesta a existência de pedidos de Falência, Concordata e de regularidade patrimonial da Pessoa Jurídica. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado, no Cartório competente ou no Fórum local.

Certidão de Ações Cíveis: Certidão que atesta a existência de ações cíveis na Justiça comum. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado, no Cartório competente ou no Fórum local.

Certidão Simplificada: Certidão que atesta a atual situação da Pessoa Jurídica na Junta Comercial a que a empresa está registrada. Essa certidão deverá ser emitida no site específico de cada estado.

CNPJ: O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o número de identificação da empresa.

Contrato Social e demais alterações: Para Sociedade Anônima - cópia simples do Estatuto Social e alterações ou consolidações e da Ata de eleição da atual diretoria, devidamente registrados na Junta Comercial. Para Sociedade LTDA - cópia simples do Contrato Social e alterações ou consolidações, devidamente registrados na Junta Comercial.

Cópia da Identidade dos sócios.

Cópia do CPF dos sócios.

 

DO IMÓVEL

Registro do Imóvel:  Certidão que apresenta a cadeia sucessória de propriedade do imóvel. Esta certidão é emitida no Cartório de Registro de Imóveis em que o bem está registrado.

Certidão de ônus: Certidão que atesta se o imóvel apresenta alguma restrição. Esta certidão é emitida no Cartório de Registro de Imóveis em que o bem está registrado.

Certidão Negativa de IPTU: Certidão que atesta se o imóvel possui débitos junto à Secretaria de Fazenda ou Prefeitura. Esta certidão deverá ser emitida no site específico de cada município ou diretamente na Prefeitura.

Laudo de Avaliação.  A avaliação será confeccionada por empresa credenciada à Bancorbrás, após apresentação do documento do imóvel e prévia autorização do consorciado. A despesa do laudo poderá ser paga com recursos próprios ou deduzida da carta de crédito, mediante apresentação de solicitação. Observação: O valor avaliado do bem deve ser superior ao saldo devedor da(s) cota(s).

Declaração de Quitação de Débitos Condominiais. A Declaração deve ser devidamente assinada pelo Síndico. No caso de a Declaração Condominial ser emitida on-line, deverá constar a assinatura eletrônica para confirmação da sua veracidade.

Ata da Assembleia que nomeia o Síndico. Ata que nomeia o Síndico que assinou a Declaração de Quitação de Débitos Condominiais. No caso de não apresentar o tempo de gestão, deverá apresentar também cópia da Convenção de Condomínio.

Comunicado de Aquisição. Formulário para preenchimento e assinatura das partes envolvidas no processo.

 

SITUAÇÕES ESPECIAIS  

Nos processos envolvendo Quitação Total de Financiamento, 5% (cinco por cento) do total do crédito do consórcio ficarão retidos até a apresentação da Escritura ou Instrumento Particular com o Registro da alienação fiduciária, visando assegurar o recebimento do documento que, registrado, oficializa a alienação.

Certidão de Inteiro Teor. Caso apresente ações positivas nas Certidões, deverá enviar as Narrativas das respectivas ações (Certidão de Inteiro Teor / Objeto e pé).

Interveniente Quitante - Para os casos em que o Imóvel está alienado ou hipotecado, deverá encaminhar os seguintes documentos do Interveniente Quitante (banco ou instituição detentora do saldo devedor):

  • Original ou cópia autenticada da procuração do responsável que assinará a escritura/instrumento particular.
  • Cópia do documento de identificação e CPF do responsável que assinará a escritura/instrumento particular.
  • Cláusulas que contenham as informações que devem constar na escritura/instrumento particular.
  • Telefones e e-mail para contato com o responsável que conferirá a minuta.
  • Após a aprovação do processo será solicitado o saldo devedor futuro junto ao interveniente quitante para o prazo de 10 a 15 dias úteis.

 

Utilização de FGTS. Para os casos de utilização de FGTS, para complemento do pagamento ao(s) Vendedor(es) do imóvel, será necessário dar início ao processo junto à empresa responsável para liberação do recurso do FGTS e após aprovação do mesmo, nos encaminhar os seguintes documentos:

  • Original ou cópia autenticada da procuração do responsável que assinará a escritura/instrumento particular.
  • Cópia do documento de identificação e CPF do responsável que assinará a escritura/instrumento particular.
  • Cópia da Autorização e Declaração para Movimentação e Utilização dos Recursos da Conta Vinculada do FGTS.
  • Cláusulas que contenham as informações que devem constar na escritura/instrumento particular.
  • Telefones e e-mail para contato com o responsável que conferirá a minuta.

 

Procuração. Caso um dos envolvidos seja representado por terceiros, deve ser apresentada Procuração Pública original e cópia do documento de identificação e CPF do procurador.

Documentação dos Antigos Proprietários do Imóvel. Caso o imóvel tenha sido adquirido pelos atuais proprietários há menos de um ano, será necessária apresentação das certidões pessoais dos antigos proprietários e respectivos cônjuges.

Local de residência/sede dos envolvidos diferente do local do Imóvel. Para os casos em que os envolvidos no processo possuam residência/sede em comarca/local diferente do imóvel:

  • Imóvel do DF: Deverá enviar as certidões do comprador, atual proprietário do imóvel, fiador e respectivos cônjuges emitidas no local de residência/sede e onde o imóvel estiver localizado.
  • Demais estados: Deverá enviar as certidões do atual proprietário e respectivos cônjuges emitidas no local de residência/sede e de onde o imóvel estiver localizado.

Interdito ou Menor. Deve ser apresentado Alvará Judicial (cópia autenticada).

 

ATENÇÃO

  • Após análise jurídica e aprovação da documentação, deverá ocorrer o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
  • A critério da administradora poderão ser solicitados documentos complementares.

A documentação deve ser encaminhada no mesmo momento para que o processo seja analisado. Na falta de algum documento, a análise não poderá ser realizada e o processo será devolvido.

Encontrei um bem móvel, que documentos preciso apresentar para análise?

Destacamos abaixo alguns critérios e informações que são fundamentais para que você possa utilizar seu Crédito com rapidez e segurança.

  • Informamos que poderá ser necessária a apresentação de documentos complementares para a conclusão das análises. Neste caso, você será informado da necessidade e do prazo para envio dos documentos.
  • O veículo deverá ser avaliado por empresa especializada e credenciada à administradora cujo custo será do consorciado.
  • Custos*: Taxa de Registro de Contrato e taxa de avaliação do bem. Estas taxas podem ser deduzidas do seu crédito disponível, caso essa opção seja assinalada no Comunicado de aquisição.

*Conforme previsto no contrato de participação em sistema de consórcios, o consorciado estará obrigado a pagar taxa de registro de contrato, de inclusão de gravames e de avaliação do bem.

  • Conforme contrato de participação, o valor avaliado do bem ou o valor de nota fiscal deverá ser igual ou superior ao saldo devedor das cotas utilizadas na aquisição.
  • O valor de crédito a ser liberado é limitado ao valor avaliado do bem conforme previsto no Contrato de participação. Havendo crédito remanescente o valor poderá ser utilizado para reembolso de encargos relativos a custas do DETRAN, seguradoras ou para amortização de saldo devedor da cota.
  • O veículo usado não poderá ser adquirido de cônjuge;
  • O veículo não poderá ser adquirido de empresa na qual o (a) consorciado (a) seja proprietário do tipo MEI (Microempresário Individual) ou ME (Microempresário);
  • O veículo usado não poderá ultrapassar 6 (seis) anos de uso para carros, 3 (três) anos para motos e 10 (Dez) anos para caminhões.

 

Carro ou Moto 0 Km

Após aprovado o cadastro e escolhido o veículo, é necessário o envio à Administradora dos seguintes documentos:

02 (duas) vias das páginas 2 e 3 do Contrato de Alienação Fiduciária. As duas vias devem ser assinadas, impressas preferencialmente em frente- verso e entregues/enviadas em sua forma original ao endereço da administradora mencionado do rodapé deste passo-a-passo. A página 1 será confeccionada quando alienado o veículo;

Comunicado de aquisição. Documento a ser encaminhado via e-mail, devidamente assinado por consorciado e vendedor.

Recebidos corretamente os documentos, a Administradora enviará a Autorização de Faturamento à concessionária que, por sua vez, encaminhará à Administradora a Nota Fiscal de saída alienada, contendo a seguinte informação completa: “Veículo vendido com alienação fiduciária à Bancorbrás Administradora de Consórcios S/A”.

Confirmado o recebimento desta nota fiscal e não havendo nenhuma pendência financeira ou documental, o pagamento do bem será solicitado e o crédito ocorrerá em 48h úteis conforme os dados bancários informados em Comunicado de aquisição.

 

Carro ou Moto Usados – De Particular

Após aprovado o cadastro e escolhido o veículo, é necessário o envio à Administradora dos seguintes documentos:

2 (duas) vias das páginas 2 e 3 do Contrato de Alienação Fiduciária. As duas vias devem ser assinadas, impressas preferencialmente em frente- verso e entregues/enviadas em sua forma original ao endereço da administradora mencionado do rodapé deste passo-a-passo. A página 1 será confeccionada quando alienado o veículo;

Comunicado de aquisição. Documento a ser encaminhado via e-mail, devidamente assinado por consorciado e vendedor.

Imagem/cópia simples do RG e CPF ou CNH do Proprietário vendedor ou procurador do veículo, recebedor do pagamento (em caso de aquisição de veículo particular);

Caso o veículo seja adquirido de vendedor (Pessoa jurídica) que não se enquadre como concessionária ou revendedora de veículos deverá enviar adicionalmente cópia do contrato social + alterações (ou última alteração contratual consolidada), RG, CPF ou CNH do sócio administrador/Responsável.

Caso o veículo seja adquirido por meio de procuração deverá enviar adicionalmente a Procuração Pública específica, confeccionada em Cartório, original ou cópia autenticada juntamente com RG, CPF ou CNH do procurador do veículo.

Imagem/cópia simples (em branco) do CRV do veículo. Página em que é mencionado o proprietário anterior do bem - (Não será aceita a imagem do CRVL).

Entregue toda a documentação na Bancorbrás Consórcios a aguarde a análise. Se tudo estiver correto vamos solicitar a avaliação do veículo junto a nossa empresa credenciada.

Recebido o laudo de avaliação com parecer favorável, serão enviadas ou abatidas as taxas de avaliação e Registro de contrato, de acordo com a solicitação do consorciado.

O gravame será incluso e o Contrato de Alienação será confeccionado em até 72h úteis após a confirmação do pagamento das taxas.

A imagem do Contrato será enviada por e-mail ao vendedor e ao consorciado cujo original ficará disponível para retirada na administradora (na Matriz ou filiais) ou enviada por SEDEX, ou Malote (para clientes que moram fora de Brasília ou filiais).

Para pagamento do veículo, é necessário o envio dos seguintes documentos:

  • Comprovante de pagamento da taxa de transferência DETRAN;
  • Comprovante de agendamento da vistoria DETRAN;
  • Imagem/cópia do CRV/DUT preenchido e assinado pelo vendedor e comprador cujas firmas da (s) assinatura (s) estejam reconhecidas em cartório como “verdadeira”, “autêntica” ou “aposta na presença do tabelião”.

 

Carro ou Moto Usados – De Concessionária

Após aprovado o cadastro e escolhido o veículo, é necessário o envio à Administradora dos seguintes documentos:

2 (duas) vias das páginas 2 e 3 do Contrato de Alienação Fiduciária. As duas vias devem ser assinadas, impressas preferencialmente em frente- verso e entregues/enviadas em sua forma original ao endereço da administradora mencionado do rodapé deste passo-a-passo. A página 1 será confeccionada quando alienado o veículo;

Comunicado de aquisição. Documento a ser encaminhado via e-mail, devidamente assinado por consorciado e vendedor.

Imagem/cópia simples do RG e CPF ou CNH do Proprietário vendedor ou procurador do veículo, recebedor do pagamento (em caso de aquisição de veículo particular);

Imagem/cópia simples (em branco) do CRV do veículo – página em que é mencionado o proprietário anterior do bem - (Não será aceita a imagem do CRVL).

Entregue toda a documentação na Bancorbrás Consórcios a aguarde a análise. Se tudo estiver correto vamos solicitar a avaliação do veículo junto a nossa empresa credenciada.

Recebido o laudo de avaliação com parecer favorável, a autorização de faturamento será enviada à concessionária informando o valor do crédito a ser liberado e serão solicitadas as notas fiscais de entrada e a de saída, constando nesta última, a informação de alienação fiduciária à Bancorbrás Administradora de Consórcios S.A. Os dados bancários e o CNPJ da conta recebedora também deverão ser citados no corpo da nota fiscal de saída alienada;

Serão enviadas ou abatidas as taxas de avaliação e Registro de contrato, de acordo com a solicitação do consorciado.

Após o recebimento das Notas Fiscais de Entrada e Saída, o gravame será incluso e o Contrato de Alienação será confeccionado em até 72h úteis após a confirmação do pagamento das taxas.

A imagem do Contrato será enviada por e-mail ao vendedor e ao consorciado cujo original ficará disponível para retirada na administradora (na Matriz ou filiais) ou enviada por SEDEX, ou Malote (para clientes que moram fora de Brasília ou filiais).

Para pagamento do veículo, é necessário o envio da imagem/cópia do CRV/DUT preenchido e assinado pelo vendedor e comprador cujas firmas da (s) assinatura (s) estejam reconhecidas em cartório como “verdadeira”, “autêntica” ou “aposta na presença do tabelião”.

Que garantias devo apresentar para a retirada do bem?

Imóvel: para garantir o pagamento das prestações que ainda irão vencer, deve ser apresentado o gravame do imóvel adquirido em alienação fiduciária, a critério da Administradora.

Móvel: para garantir o pagamento das prestações que ainda irão vencer, deve ser apresentada a alienação fiduciária do bem móvel adquirido.

 

Atenção! 

  • As garantias serão mantidas até a quitação integral do saldo devedor.
  • A Administradora poderá exigir garantias complementares.

PERGUNTAS FREQUENTES

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