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Quais os documentos necessários para Análise Cadastral? Sou Pessoa Física.

Para a análise cadastral, você precisará entregar à Administradora de Consórcios: 

  1. ficha de atualização cadastral original;
  2. cópia do RG e CPF (se casado, apresentar também do cônjuge);
  3. cópia do comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou casamento);
  4. comprovante de residência em nome do consorciado (água, luz, gás, condomínio, TV a cabo ou telefone) atual e no ano anterior, período igual ou superior a um ano;
  5. documento que indique capacidade financeira: 
  • assalariado: cópias dos três últimos comprovantes de rendimentos e da Carteira de Trabalho (das páginas que contêm foto, qualificação civil, contrato de trabalho e última alteração salarial). Não será aceita Carteira de Trabalho sem a última alteração salarial (caso não conste essa informação no documento, deve ser apresentada a Ficha de Anotações e Atualizações da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Histórico com anotações e atualizações ocorridas durante o contrato de trabalho, ambos com identificação completa da empresa, do empregado e do período a que se refere, contendo assinatura digitalizada do empregador ou do representante legal);
  • aposentado: extrato de pagamento, contendo o valor bruto do benefício(1); ou cópia da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base do faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal; ou cópia do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas) e cópia do cartão do benefício;
  • locador: cópias do IPTU pago do ano corrente (desde que em nome do garantido); do Contrato de Locação (no mínimo um ano); e do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas); ou Certidão de Ônus do ano corrente e cópias da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base ao faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal e do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas);
  • produtor rural: cópias do cartão do produtor rural válido com última atualização; do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas); e da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base do faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal;
  • autônomo: cópias da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base do faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal, e do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas); ou cópias do Contrato de Prestação de Serviços e do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas); ou declaração assinada pela empresa em que presta serviço (em papel timbrado) em que conste obrigatoriamente CNPJ e firma reconhecida do responsável pela informação, e cópia do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas); ou Recibo de Pagamento de Autônomo e cópia do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas); ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) e cópia do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas);
  • sócio ou acionista: cópias do Contrato Social com a última alteração consolidada (caso não possua esse documento, encaminhar toda a cadeia de contratos e/ou requerimento de empresário devidamente assinado e registrado na Junta Comercial, em caso de empresa ME), do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas) e da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base de faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal; ou pró-labore dos últimos três meses e cópias do extrato bancário dos últimos seis meses (se emitidos nas agências bancárias, deverão conter o carimbo da agência emissora e, se emitidos nos terminais eletrônicos, deverão ser originais ou cópias autenticadas) e da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base do faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal.

Atenção! 

  • Para aprovação do cadastro, é necessário: tempo de atividade igual ou superior a um ano, podendo ser aceito vínculo inferior se comprovado no mínimo um ano no emprego anterior; salário líquido três vezes maior que o valor da prestação mensal.
  • Outros documentos poderão ser solicitados, a critério da Administradora de Consórcios.
  • Os documentos deverão ser digitalizados e não fotografados, a fim de garantir e legibilidade no momento da análise pela Administradora.

 

(1) Caso receba o benefício pelo INSS, você pode gerar o extrato de pagamento por meio do endereço eletrônico: www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html.

Quais os documentos necessários para Análise Cadastral? Sou Pessoa Jurídica.

Para a análise cadastral, você precisará entregar à Administradora de Consórcios: 

  1. ficha de atualização cadastral de pessoa jurídica preenchida e enviada original;
  2. ficha cadastral de pessoa física dos sócios/acionistas da empresa, preenchida e enviada original;
  3. cópias do RG e do CPF (sócios ou equivalentes);
  4. Contrato Social com a última alteração consolidada (caso não possua, encaminhar toda a cadeia de contratos) e/ou requerimento de empresário devidamente assinado e registrado na junta comercial (em caso de micro empresa);
  5. Inscrição Estadual ou cartão do CNPJ;
  6. comprovante de residência (água, luz ou telefone; ano atual e anterior, período igual ou superior a um ano);
  7. documento que indique capacidade financeira: 
  • optante pelo lucro real: cópias dos três últimos balanços publicados com parecer de auditor independente; do balancete acumulado (se transcorridos mais de três meses do fechamento do último balanço); da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base anterior ao faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal; e da relação de faturamento mensal dos últimos 12 meses, com assinatura de contador com registro no CRC e do representante legal;
  • optante pelo lucro presumido ou simples: DARF’S do PIS ou CONFINS ou Simples mensais dos seis últimos meses (com os respectivos comprovantes de pagamento); cópia da Declaração Anual de Imposto de Renda referente ao ano-base anterior ao faturamento (entrega do bem), com recibo de protocolo entregue dentro do prazo na Receita Federal; e relação de faturamento mensal dos últimos 12 meses, com assinatura do contador com registro no CRC e do representante legal.

Atenção! 

  • Para aprovação do cadastro, é necessário: endereço e tempo de atuação na empresa iguais ou superiores a um ano; e faturamento líquido e mensal de, no mínimo, três vezes o valor da prestação mensal.
  • Outros documentos poderão ser solicitados, a critério da Administradora de Consórcios.
  • Os documentos deverão ser digitalizados e não fotografados, a fim de garantir e legibilidade no momento da análise pela Administradora.

Encontrei um imóvel, que documentos preciso apresentar para análise jurídica da lavratura da escritura?

Pessoa Física: apresentar os documentos abaixo. Eles devem ser originais e estar em nome do comprador, vendedor, fiador, coparticipante e respectivos cônjuges. 

  • Certidão Negativa da Justiça Federal (emitida no site do Tribunal Regional Federal de cada região).
  • Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas (emitida no site do Tribunal Regional do Trabalho de cada região).
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (emitida no site do Tribunal Superior do Trabalho).
  • Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais (emitida no site da Receita Federal).
  • Certidão Negativa de Débitos do Distrito Federal (documento exclusivo para imóveis de Brasília/DF - emitido no site da Receita Federal).
  • Certidão de Protestos e Títulos (emitida nos cartórios de cada região).
  • Certidão de Tutela e Curatela (em caso de Pessoa Jurídica, substituir por Certidão de Falência e Concordata). (*)
  • Certidão de Ações Cíveis. (*)
  • Cópia do comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou casamento).
  • Cópias do RG e do CPF.

(*) Para os clientes de Brasília, essas certidões podem ser emitidas no site www.tjdft.jus.br. No caso de Pessoa Física, essas certidões são substituídas pela Certidão de Ações Cíveis, que unifica a informação de ações cíveis e tutela/curatela em Brasília/DF. 

Pessoa Jurídica: além dos documentos acima, apresentar os documentos abaixo. 

  • Certidão Negativa de Débito (CND) do INSS.
  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial (original ou cópia autenticada).
  • Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (CNPJ).
  • Contrato Social e demais alterações contratuais.
  • Cópias do RG e do CPF dos sócios.

Documentos do Imóvel (originais) 

  • Certidão de Ônus Reais.
  • Registro do imóvel (exceto para Brasília).
  • Certidão Negativa de IPTU.
  • Laudo de avaliação do imóvel, confeccionado por empresa de engenharia indicada pela Administradora.
  • Declaração de quitação de débitos condominiais (apenas para imóveis com instituição de condomínio).
  • Comunicado de aquisição.
  • Recolhimento de Imposto de Transmissão - ITBI (somente após análise jurídica e aprovação da documentação pela Administradora).

Atenção! 

  1. Para os casos de utilização do FGTS para complemento do pagamento aos vendedores, será necessário iniciar o processo em uma agência da Caixa Econômica Federal e, após aprovação, apresentar os seguintes documentos na agência: 
  • original ou cópia autenticada da procuração do responsável da agência que assinará a escritura;
  • cópia do RG e do CPF do responsável pela assinatura da escritura;
  • cláusulas da Caixa Econômica Federal que confirmará o valor a ser liberado do FGTS e as informações que devem constar na escritura final;
  • telefones e e-mails de contato do correspondente da Caixa Econômica Federal que conferirá a minuta. 
  1. Para lavratura em Brasília: enviar as certidões do comprador, vendedor, fiador e dos respectivos cônjuges, emitidas no local de residência e onde o imóvel estiver localizado.
  2. Para lavratura nos demais Estados: enviar as certidões do vendedor e dos respectivos cônjuges, emitidas no local de residência e onde o imóvel estiver localizado.
  3. Caso haja ações positivas, devem ser enviadas as certidões narrativas (inteiro teor / objeto e pé).
  4. Caso o imóvel tenha sido adquirido pelos vendedores há menos de um ano, será necessária a apresentação das certidões do antigo vendedor e do respectivo cônjuge.
  5. A critério da Administradora, poderão ser solicitados documentos complementares.

Encontrei um bem móvel, que documentos preciso apresentar para análise?

Carro ou Moto 0 Km 

Aprovado o cadastro, escolha um veículo cujo valor de compra informado na Nota Fiscal de saída seja 20% superior ao saldo devedor de sua cota (Art. 86 do Contrato de Participação). 

Escolhido o veículo, encaminhe para a Administradora os documentos abaixo. 

  • Comunicado de aquisição (original).
  • Duas vias das páginas 2 e 3 do Contrato de Alienação Fiduciária, devidamente assinadas.

Recebidos corretamente os documentos, a Administradora enviará a Autorização de Faturamento à concessionária que, por sua vez, encaminhará à Administradora a Nota Fiscal de saída alienada, contendo a seguinte informação completa: “Veículo vendido com alienação fiduciária à Bancorbrás Administradora de Consórcios S/A”. 

Carro ou Moto Usados 

Aprovado o cadastro, escolha o veículo, observando os critérios abaixo. 

  • O valor avaliado do bem deverá ser igual ou superior ao saldo devedor de sua cota (Art. 86 do Contrato de Participação).
  • O valor de crédito a ser liberado é limitado ao valor avaliado do bem (Art. 74 do Contrato de Participação).
  • O bem não poderá ser adquirido do cônjuge.
  • O bem não poderá ser adquirido de empresa (do tipo MEI ou ME) da qual o consorciado seja proprietário.

Escolhido o veículo, encaminhe para a Administradora os documentos abaixo. 

  • Comunicado de aquisição (original).
  • Duas vias das páginas 2 e 3 do Contrato de Alienação Fiduciária, devidamente assinadas.
  • Imagem/cópia simples do CRV do veículo (não será aceita imagem do CRLV).
  • Imagem/cópia simples do RG e CPF ou CNH do proprietário vendedor (em caso de aquisição de veículo de particular).

Estando corretos os documentos, a Administradora solicitará à empresa especializada credenciada a avaliação do veículo usado. 

Recebido o laudo, dentro dos critérios exigidos, será enviada à concessionária a Autorização de Faturamento, que por sua vez nos enviará as notas fiscais de entrada e saída alienadas, contendo a seguinte informação completa: “Veículo vendido com alienação fiduciária à Bancorbrás Administradora de Consórcios S/A”. 

O pagamento ao vendedor será realizado após apresentação do documento (CRV/DUT) em nome do consorciado, constando a observação de alienação fiduciária à Bancorbrás Administradora de Consórcios S/A. 

Todo o procedimento detalhado, bem como os documentos solicitados, será enviado ao consorciado por e-mail. 

Clique aqui e entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

 


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